Imóveis

Como planejar a obra da casa

Por Isah
Antes de iniciar a obra, faça um planejamento.

Não basta apenas ter dinheiro para construir uma casa ou fazer reforma. É necessário elaborar um planejamento para ter o controle de cada etapa da obra e administrar a verba disponível. Alguns aspectos importantes se destacam na hora de planejar, como a pesquisa de materiais de construção e contratação da mão-de-obra.

A reforma ou construção da casa não pode se transformar em um verdadeiro campo de guerra, por isso a necessita de organização. Ao determinar os passos da obra, o morador poderá acompanhar os resultados com mais facilidade e até mesmo agilizar a conclusão do empreendimento.

Aprenda a planejar a obra

1. Gastos: é essencial conhecer os valores da obra e depois verificar se eles são compatíveis com o orçamento. Especialistas recomendam não fazer dívidas em várias parcelas e nem ficar no vermelho para garantir uma moradia mais bonita.

Uma pesquisa de preços nas principais lojas de materiais de construção será útil para economizar, afinal, o consumidor encontra produtos mais baratos e de qualidade. As maiores despesas da obra estão relacionadas às instalações hidráulicas e elétricas, mas os produtos usados para o acabamento também elevam os gastos.

O arquiteto é o profissional mais capacitado para fazer o projeto.

2. Conte com um arquiteto: o profissional tem preparo para fazer um estudo das plantas da casa, sendo assim ele consegue identificar características estruturais que passam despercebidas aos olhos dos leigos. Depois de conhecer as partes hidráulicas e elétricas da propriedade, o arquiteto pode passar orientações úteis para as etapas da obra.

3. Projeto: a montagem do projeto leva em média dois meses e fará definições importantes para a obra. Além de organizar as etapas, o arquiteto irá conversar com outros profissionais especializados que integram a equipe para obter os melhores resultados. É importante ressaltar que jamais uma obra pode ser iniciada sem antes contar com um projeto bem elaborado.

O planejamento antes da obra se revela viável principalmente do ponto de vista econômico, já que pode reduzir os gastos em até 15%. Seguindo as etapas de forma adequada, fica mais fácil evitar problemas como desperdício de material, tecnologia inadequada e recursos incompatíveis.

Procure se preocupar com cada detalhe antes de iniciar a obra.

4. Mão-de-obra qualificada: antes de contratar pessoas para desenvolver o projeto e atuar na obra, é necessário avaliar o histórico de cada profissional. Arquitetos, engenheiros e mestres de obra devem apresentar referências positivas para reduzir as chances de problemas no empreendimento.

Antes de iniciar as obras para reformar ou construir, é recomendado que o proprietário faça contratos com os profissionais, estipulando valores, prazos e multas.

 

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *