Search

Como Parar de Roer as Unhas Definitivamente

Google plus

E aí, garota? Pensar na aparência é fundamental, não é mesmo? Cuidar da beleza costuma ser muito importante para as mulheres. São vários produtos para o cabelo, montes de cremes para a pele, toneladas de maquiagem… mas e as unhas?

As unhas parecem ser algo mais difícil de manter em dia. Não apenas pelo fato de atos cotidianos dificultarem a manutenção de um esmalte mas sim por aquele velho hábito que bate bem na hora do nervosismo: roer as unhas.

Mas fique calma. Isso não acontece apenas com você.  A onicofagia é um mal comum para muitos homens e mulheres, que normalmente começa na infância e se estende para a vida adulta. E mais do que um problema para a aparência – afinal suas mãos ficam com um aspecto ruim – representa um perigo para saúde devido ao fato dessa mania acabar facilitando a entrada de germes e bactérias em nosso organismo.

Ah, você sabe de todos os riscos, mas não consegue parar? Tudo bem, fique calma e não se preocupe. Algumas dicas simples podem ajudar nisso. O porém é que, embora sejam atos simples elas dependem de vontade para dar certo. Ou seja, é preciso ter uma certa disciplina.

Dicas rápidas para quem quer manter as garras intactas


Apelar para a vaidade e fazer as unhas toda a semana pode funcionar para as meninas. Ao ver o colorido e a beleza da unha podem ficar tão satisfeitas que acabam se policiando para não cair em tentação e pôr tudo a perder. Porém, como tem quem não se importe com o esmalte e continua roendo mesmo, pode ser bom pensar em outras soluções como por exemplo os esmaltes com sabor. E não é esmalte com gosto bom, não. Para dizer a verdade o gosto acaba sendo tão ruim que a mudança pode ajudar a dar fim nos nossos instintos.

Também é recomendado que estejam sempre lixadas e curtinhas. E caso realmente seja difícil se controlar, unhas postiças podem significar uma certa trégua para seus dedos.

Mas claro: para algumas pessoas esses podem ser apenas truques rápidos que até duram um pouco, porém não resolvem o problema. É importante lembrar que essa compulsão geralmente é um gesto para aliviar a ansiedade, portanto a situação precisa ser encarada de forma mais séria. É preciso identificar qual a fonte de ansiedade e responder para si mesmo a pergunta que não quer calar: quais as situações que te deixam tão nervosa a ponto de fazer seus dedos sangrarem?

Parece banal, mas a verdade é que sabendo de onde vem o problema fica mais fácil lutar contra ele.

Como controlar a ansiedade?

Cada um tem seu próprio método para lidar com o próprio nervosismo, mas nem sempre este pode ser o mais indicado. Comer ou beber em excesso ou roer as unhas definitivamente não devem sequer ser cogitados. Embora façam efeito, a relação custo-benefício não é nada vantajosa para quem faz uso de tais alternativas. Que tal pensar em algo melhor?

Escrever costuma ser uma boa para quem busca formas de aliviar a ansiedade. Pode significar alguns bons momentos de trégua para seus dedos. Controlar a respiração também ser eficiente. Basta respirar devagar, soltando o ar aos poucos.

Hábitos saudáveis como alimentação adequada, prática de exercícios físicos e boas noites de sono também são formas de manter o equilíbrio e a saúde em dia.

E então? Gostou? Compartilhe conosco sua experiência.

 


Google plus


Este artigo possui 5 comentários

  1. Anazinha´s Blogs
    Publicado em 02/05/2011 às 2:39 PM [+]

    Olá! A Equipe do Anazinha´s Blogs gostou disso! Achamos interessante! Temos um conhecido do blog, que rói as unhas, mais não é aquele caso de sangrar, mais sim um caso chamado: “cabeça de cobra” e pensamos que ajudaria bastante! Já o recomendamos a passar base fortalecedora, e está tentando se policiar, e vamos conversar com os familiares, para comprarem unhas postiças não muito grande, mais um tamanho médio! Obrigada pela sua ajuda!

    Atenciosamente,
    Equipe, Anazinha´s Blogs. :) *-*

  2. ROSEMERE
    Publicado em 04/01/2013 às 3:19 PM [+]

    QUERO SABER COMO PARAR DE ROER
    UNHAS

  3. MTJac
    Publicado em 04/01/2013 às 3:21 PM [+]

    OLá Rosemere,

    Basta seguir as orientações que estão no texto.

    Att,

  4. Amana
    Publicado em 19/01/2013 às 1:53 PM [+]

    adorei as dicas,vou tentar parar de roer é mto dificill mais vou passo esmaltes de sabor e qndo bate a ansiedade vou desenhar, escrever ou mesmo entrar em sites de unhas,espero conseguir parar o mais rapido possivel,valeu pelas dicas!*—*

  5. Ana Beatriz de Moraes Araujo
    Publicado em 13/07/2013 às 9:46 PM [+]

    eu não consigo parar de roer unhas me ajudem pfv

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top