Menu

Serviços

Atualizado em 23 de janeiro de 2013, às 8:24 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Como pagar boleto vencido

O serviço de atualização de boletos via internet e o sistema DDA Contas Vencidas são algumas das opções para quitar as faturas que já passaram da data de pagamento, sem a necessidade de se deslocar até o banco emissor.

Na correria do dia a dia, muitas pessoas acabam se esquecendo de pagar algumas contas que estavam por vencer, como a fatura do cartão de crédito, conta do telefone, mensalidade da TV por assinatura, contas de luz e de água, entre outras. Além disso, algumas vezes o boleto é entregue pelos Correios com atraso ou é extraviado.

567935 como pagar boleto vencido Como pagar boleto vencidoDepois de vencidos, os boletos podem incluir juros e multas por atraso (Foto: Divulgação)

Nesses casos, costumam ser cobrados juros e multas por atraso e o boleto vencido passa a ser recebido somente no banco responsável pela emissão do documento, fazendo com que o consumidor tenha que encarar as filas para quitá-lo.

Porém, em algumas situações, os boletos vencidos ainda podem ser pagos pela internet ou outros canais de atendimento oferecidos pelos bancos, como nos caixas eletrônicos, sem a necessidade de que o cliente se desloque até a instituição emissora da conta para efetuar o pagamento.

Faturas emitidas pelo Itaú: Atualizador de boletos Banco Itaú

Atualizando os boletos que já venceram

567935 como pagar boleto vencido 1 Como pagar boleto vencidoOs bancos oferecem o serviço de atualização de boletos vencidos pela internet, para que eles possam ser pagos em qualquer canal de atendimento (Foto: Divulgação)

Uma das opções para pagar boleto vencido, sem a necessidade de ir até o banco que emitiu o documento, é fazendo a atualização do boleto. Essa situação pode ser explicada no seguinte exemplo: suponhamos que você tenha um boleto emitido pelo Bradesco, vencido no dia 10 de janeiro de 2013, mas só poderá quitá-lo em 20 de janeiro de 2013.

Nesse caso, basta ir até o site do Bradesco e procurar pela opção “Boleto Bancário – 2ª via de boleto”. Na página, é possível atualizar o boleto, já corrigido pelos juros e multas de atraso, desde que você informe o código de barras ou outros dados da fatura. Depois de imprimir o boleto atualizado, você pode pagá-lo em qualquer banco, até a nova data de vencimento.

Esse procedimento vale para qualquer banco. É só procurar no boleto o banco emissor do documento, entrar no site da instituição e fazer a atualização da fatura, respeitando a nova data para a quitação da conta vencida.

No HSBC: Saiba como atualizar o boleto do HSBC

DDA Contas Vencidas

567935 como pagar boleto vencido 2 Como pagar boleto vencidoOutra opção é quitar os boletos através do sistema DDA Contas Vencidas (Foto: Divulgação)

Outra opção para pagar boletos vencidos é através do DDA Contas Vencidas (Débito Direto Autorizado). No sistema, que está disponível em bancos como Bradesco, Itaú, HSBC, CAIXA, Santander e Banco do Brasil, entre outros, o cliente se cadastra na instituição em que possui conta e passa a receber os boletos emitidos em seu nome eletronicamente, que são quitados por meio de débito em conta.

Leia também: Saiba como atualizar o boleto do Banco do Brasil

No caso dos boletos vencidos, o cliente não precisa imprimir novo documento nem se dirigir à agência do banco emissor. Basta escolher a data de pagamento que o sistema informa automaticamente o novo valor da fatura, já corrigido com multas e juros.

Conteúdo avaliado com média: