Menu

Notícias

Atualizado em 14 de junho de 2012, às 7:30 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como organizar sala de estudos: dicas

Aprenda como organizar a sala de estudos corretamente, se preocupando em criar um clima confortável e estimulante para a aprendizagem.
465603 Como organizar sala de estudos dicas 1 Como organizar sala de estudos: dicasA sala de estudo deve ser livre de bagunça, silenciosa e sem elementos que comprometem a concentração.

A sala de estudo é um espaço montado em casa para estimular a concentração e a aprendizagem do estudante. Ela proporciona condições para fazer o dever de casa, estudar para vestibular ou concurso. Entretanto, a proposta do ambiente só será alcançada se ele prezar pelo silêncio e conforto.

O morador normalmente monta a sua salinha de estudos em um cômodo vazio da casa, como é o caso do quarto. Ele também pode adaptar o seu home office ou um cantinho no dormitório para estudar, mas deve se preocupar com as características do espaço para não ser atrapalhado durante a aprendizagem.

Montando a sala de estudos

Antes de escolher o lugar para montar a sala de estudos, o morador precisa considerar as áreas da casa em que gosta de estudar. Para que ele possa desenvolver as habilidades intelectuais de forma produtiva, é importante que a sala esteja situada numa área limpa, bem iluminada, arejada e silenciosa. O ambiente escolhido também não pode ter circulação de pessoas o tempo todo, afinal, isto rouba a atenção do estudante.

465603 Como organizar sala de estudos dicas Como organizar sala de estudos: dicasO ambiente de estudo deve ser confortável e manter a pessoa focada nos estudos.

A sala de estudo deve ser mobiliada com peças básicas, como é o caso da escrivaninha, da cadeira confortável e da estante de livros. Como o estudante vai permanecer sentado por horas fazendo exercícios e lendo, ele deve contar com móveis que asseguram a sua postura correta. Caso isto não aconteça, ele pode se sentir incomodado e também sofrer com lesões no corpo que atrapalham os estudos.

É essencial ter um lugar na sala de estudos para organizar e guardar o material de aprendizagem, como apostilas e livros. Desta forma, procure instalar uma estante planejada ou adotar um armário de aço.

Descubra como decorar o ambiente. Leia: Decoração para sala de estudos – dicas, fotos

Tudo no seu devido lugar

Um dos aspectos mais importantes na hora de montar uma sala de estudos é prezar pela organização. Desta forma, o morador vai se sentir mais estimulado para adquirir novos conhecimentos e não vai perder tempo procurando os seus materiais.

O primeiro passo para deixar tudo em ordem na sala de estudos é organizando os livros na estante ou armário, seguindo um critério para tornar as obras mais fáceis de encontrar quando for necessário. O morador deve consultar o livro e logo depois devolvê-lo ao lugar certo para não acumular bagunça.

465603 Como organizar sala de estudos dicas 2 Como organizar sala de estudos: dicasEstudar se torna mais agradável em um espaço organizado, bem iluminado e limpo.

A mesa de estudos não pode estar lotada de cadernos, papéis, livros e canetas, afinal, esta bagunça por si só já desestimula o estudante. Por isso, tenha apenas o necessário sobre a escrivaninha e faça uma faxina sempre que possível para descartar a papelada sem utilidade.

Além de organizar o local de estudos, o indivíduo também precisa organizar a sua rotina. Para isso ele pode elaborar um cronograma com as disciplinas que precisam ser estudadas e fixar na parede.

Veja também: Decoração de sala de leitura