Menu

Decoração

Atualizado em 4 de maio de 2012, às 7:27 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como organizar o armário da cozinha

Confira dicas para manter o armário da cozinha em ordem, categorizando os utensílios e determinando os lugares dos grupos.
439928 Como organizar o armário da cozinha Como organizar o armário da cozinhaPara ter uma cozinha limpa e arrumada, é necessário organizar o armário.

A cozinha limpa e bem arrumada promete trazer facilidades para a vida dos moradores. Quando os móveis não são planejados, existe um pouco mais de dificuldade para deixar o ambiente em ordem, mas isto não é tarefa impossível. Para deixar a cozinha organizada e mais prática, vale a pena determinar os lugares para utensílios e alimentos.

Antes de iniciar as mudanças a favor da organização, é importante elaborar um planejamento para aproveitar o espaço da melhor forma possível. O morador responsável pela tarefa também precisa adotar critérios para colocar tudo em ordem, como por exemplo, separar os objetos por grupos.

Saiba mais: Organizar armários – dicas, como fazer

Arrumando o armário da cozinha

439928 Como organizar o armário da cozinha 2 Como organizar o armário da cozinhaSepare os utensílios por grupos e determine os lugares no armário.

• Depois de categorizar os utensílios, é chegado o momento de dividir o armário da cozinha, pensando sempre na praticidade do dia a dia. Ao armazenar os objetos, considere os espaços disponíveis nas repartições e gavetas, mas cuidado com os exageros. Quando a carga extrapola o limite do armário, ele pode acabar cedendo.

• Reserve uma prateleira do armário para guardar os ingredientes abertos que não sejam de geladeira, separando os itens por categorias. Escolha de preferência uma área do móvel de fácil acesso e visualização.

• Em outra repartição, guarde os utensílios usados para o preparo de alimentos, como os potes e outros objetos de plásticos. Quando existem muitos recipientes armazenados, é recomendado se desfazer daqueles sem tampas, danificados ou que não são usados. Esta seleção vai liberar espaço no armário.

439928 Como organizar o armário da cozinha 1 Como organizar o armário da cozinhaOrganize os utensílios de plástico e se desfaça daqueles que não possuem utilidade.

• Os objetos que serão usados para arrumar a mesa precisam ser organizados e armazenados com maior cuidado. As peças de louça devem ser empilhadas de acordo com o tamanho e formato, como é o caso dos pratos rasos e fundos, mas as pilhas não podem ficar muito altas. No caso dos refratários é recomendado não empilhar, pois estas peças possuem maior risco de cair, trincar ou quebrar.

• As xícaras e os copos também não devem ser empilhados, na verdade é mais prudente enfileirá-los, respeitando o espaço da repartição. Já as louças de ocasiões especiais devem ser guardadas separadamente, nunca junto com as peças usadas diariamente.

• Armazene as panelas e outros utensílios de inox embaixo da pia ou numa repartição do armário que fique mais próxima do fogão.  Lembre-se de que as peças usadas frequentemente devem ficar com fácil acesso.

• As gavetas do armário podem ser usadas para separar e organizar os talheres de uso frequente, miudezas da cozinha, panos de prato, toalhas de mesa e jogo americano.

Veja também: Dicas para organizar a cozinha