Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Festa Junina > Como Organizar Festa Junina

Como Organizar Festa Junina

Por Redacao

No Brasil, o mês de junho e às vezes até de julho acontecem as festas juninas, que contagiam todas as cidades com muita dança, comida típica, decoração de bandeirolas, fogueiras e muita diversão. Se até bem pouco tempo atrás as festas juninas eram tradicionalmente festas do interior, hoje as grandes cidades e capitais apostam e investem alto nas quadrilhas, que trazem muita alegria, diversão e deliciosas comidas típicas para esquentas as noites frias de junho.

Festa junina no Brasil um evento que atrai milhares de turistas do mundo todo (Foto: Divulgação)
Festa junina no Brasil um evento que atrai milhares de turistas do mundo todo (Foto: Divulgação)

Organização da Festa Junina

Para organizar uma festa junina deve-se primeiramente convidar as pessoas, para isso, se o evento for feito em uma rua o melhor é que se coloque cartazes nos lugares nos quais existe mais fluxo de pessoas. Caso a festa for feita em uma residência é melhor enviar convites individuais. E os convites já devem ser típicos da festa junina. Papéis em cores alegres, desenhos de fogueiras, bandeirinhas e até a escrita do convite pode ser no estilo caipira, por exemplo: “Cê tá convidado pra participa da nossa festança. Vai cê na sexta-feira, na casa da cumadre Fulana, que mora na rua tal”. Comparece, si não nóis vem ti buscá!!”

A festa é temática, portanto a decoração é condizente com o tema (Foto: Divulgação)
A festa é temática, portanto a decoração é condizente com o tema (Foto: Divulgação)

Decoração da Festa Junina

Depois do convite deve-se pensar na decoração, como a fogueira, as bandeirinhas, o pau de sebo para diversão da criançada, as barraquinhas de brincadeiras, o correio elegante (se for o caso da festa ser grande com muitas pessoas desconhecidas uma das outras) sendo que tudo deve ser bem colorido e alegre.

As roupas e as músicas são referenciais da festa junina (Foto: Divulgação)
As roupas e as músicas são referenciais da festa junina (Foto: Divulgação)

Trajes de Festa Junina

Os trajes a serem usados deve ser à caráter: vestidos estampados, maquiagem e tranças para as mulheres e camisa xadrez, calça remendada e chapéu de palha para os homens, sendo que se for realizado o casamento caipira deve-se verificar quem será a noiva, o noivo e o padre para vesti-los adequadamente.

As comidas e bebidas para Festa Junina são maravilhosas (Foto: Divulgação)
As comidas e bebidas para Festa Junina são maravilhosas (Foto: Divulgação)

Comidas e Bebidas para Festa Junina

As comidas e bebidas também são importantes, pois nenhuma festa junina que se preze fica sem as comidas típicas, como bolo de fubá, canjica de todas as maneiras, pamonha, caldos diversos, pé de moleque, o milho verde cozido, pipoca e tudo que faz as festas juninas serem as festas mais gostosas do ano.

Quanto às bebidas o que não deve faltar é o quentão feito com cachaça e gengibre e o vinho quente. Para as crianças não pode faltar os refrigerantes ou até mesmo suco.

Bandeirinhas ajudam a decorar a festa (Foto: Divulgação)
Bandeirinhas ajudam a decorar a festa,  bem como as músicas típicas (Foto: Divulgação)

Música para Festa Junina

A música também é importante, um dos itens mais importantes. Se for ao vivo com sanfona é bem melhor, mas na falta de um som ao vivo, bons CDs de forró já fazem a animação de sua festa junina. E mesmo se for ter música ao vivo, lembre-se que os músicos precisarão parar de tempo em tempo e para a festa não ficar sem música, nestes intervalos deve-se colocar as músicas sertanejas, de forró e melhor ainda, se for as tradicionais músicas de quadrilha para não perder o clima. Se conseguir alguns músicos para tocarem quando os outros músicos pararem, melhor ainda, assim a festa não perde o clima de música ao vivo em nenhum momento.

Ao final da festa, sempre é bom dar uma lembrancinha para que todos possam levar uma recordação deste encontro tão divertido. Pode ser um cartãozinho agradecendo, ou mesmo uma lembrancinha artesanal, feita com palha ou até um pequeno pedaço de cartolina, com um remendo de pano colado e uma frase de agradecimento e lembrando que ano que vem tem mais e todos estão novamente convidados desde já.

Recomendado para você
Festa Junina

Festa Junina em Santo André 2017

Festa Junina

Vestido Caipira Festa Junina Modelos 2017

Festa Junina

Roupas masculinas para festa junina 2017

Festa Junina

Festa Junina Aopm 2017 Programação SP

Comentários
  1. ana karine disse:

    eu amo amo amo amo amo mesmo tudo isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *