Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Serviços > Como Atualizar os Documentos depois de Casar

Como Atualizar os Documentos depois de Casar

Por Isah

O casamento costuma transformar a vida em vários aspectos, inclusive no que diz respeito aos documentos. A mulher depois de se casar precisa alterar o seu nome, acrescentando o sobrenome do marido no CPF, Passaporte, RG, Carteira de Habilitação, Título de Eleitor, entre outros.

Saiba mais: Casamento civil: documentos necessários

Como Atualizar os Documentos depois de Casar
Como Atualizar os Documentos depois de Casar

Como Atualizar os Documentos depois de Casar

Para conseguir modificar o nome de solteira, a mulher deve usar a certidão de casamento como comprovante. Este documento confere aos cônjuges comunhão plena vida, considerando a igualdade de direitos. A certidão pode ser emitida em um Cartório de Registro Civil. Normalmente ela fica pronta após a cerimônia e cobra uma taxa referente aos custos do processo.

A mudança do nome pode ser um fator de extrema importância em algumas situações. Por exemplo, se a mulher está planejando viajar com o marido para o exterior, ela precisa ter todos os documentos atualizados para conseguir alterar o nome que consta no passaporte através de um novo pedido.

Veja também: Entenda os regimes de bens no casamento

Como mudar ?

Confira a seguir como alterar o nome após o casamento, considerando cada documento:

CPF: para mudar o nome que consta no CPF, basta solicitar uma alteração cadastral em uma das agências dos Correios. A pessoa leva em média 40 dias para receber o documento atualizado em seu endereço cadastrado.

CNH: é necessário agendar atendimento em uma unidade do DETRAN e depois pagar uma taxa de R$ 85,35, também conhecida como Duda. O indivíduo terá então um horário agendado para comparecer ao posto de atendimento, com a CNH antiga, carteira de identidade e Duda pago. O CNH com nome de casada fica pronto em poucos dias.

RG: a emissão de uma nova carteira de identidade funciona como a CNH, afinal, a pessoa precisa apresentar os mesmos documentos e também a certidão de casamento. Em São Paulo, o processo é realizado em qualquer unidade do Poupa Tempo.

Título de Eleitor: Para atualizar o documento, basta comparecer a um cartório eleitoral, apresentar a certidão de casamento e uma cópia. Na mesma hora o título é entregue com as informações atualizadas.

Passaporte: se o documento estiver ainda dentro do prazo de validade, basta apresentar a certidão de casamento na hora de viajar para o exterior. Caso seja necessário renovar o passaporte, então a mulher deve agendar atendimento no site da Polícia Federal, imprimir a guia RGU e pagar a taxa que corresponde ao procedimento. No dia de comparecer ao DPF, é preciso apresentar todos os documentos originais, como RG, CPF, Título de Eleitor e dois comprovantes de votação nas últimas eleições. A apresentação da Certidão de Casamento com um xerox também é fundamental.

Recomendado para você
Serviços

Como Emitir Segunda Via da Conta de Luz AES Eletropaulo

Serviços

Cancelar assinatura Abril – Passo a Passo

Serviços

Consulta Inscrição Estadual SP

Serviços

Orçamento de Materiais de Construção Online

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *