Menu

Criança

Atualizado em 18 de março de 2012, às 7:05 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como motivar os filhos a fazer a lição de casa

Para motivar os seus filhos a fazerem a lição de casa, é preciso muita paciência e dedicação.
408532 Como motivar os filhos a fazer a lição de casa 1 Como motivar os filhos a fazer a lição de casaAs crianças devem compreender a importância das lições de casa. (Foto: Divulgação)

Fazer os filhos fazerem a lição de casa é uma das tarefas mais difíceis para alguns pais. Como nenhuma criança é igual, há aquelas que gostam de fazer as lições e aquelas que não conseguem nem ver os cadernos em casa. Se o seu filho se encontra na segunda opção, saiba como motivar os filhos a fazerem a lição de casa.

A rotina de estudo deve iniciar desde o momento em que a criança começa a trazer as tarefas para casa, ou seja, por volta dos 5 ou 6 anos. Para tanto, monte um cantinho do estudo, com uma pequena escrivaninha com materiais escolares como lápis, apontador, borracha, lápis de cor e papel. Tudo deve ser agradável e confortável para que a criança possa passar bastante tempo no local.

No início, ela terá muita dificuldade e, portanto, você precisará ajudá-la, tanto lendo o enunciado quanto explicando-lhe o que deve ser feito. Porém, cuidado para não fazer a tarefa por ela, pois essa obrigação é exclusivamente dela e, afinal, quem está estudando é ela, certo?

408532 Como motivar os filhos a fazer a lição de casa 2 Como motivar os filhos a fazer a lição de casaVocê deve ser uma supervisora, e não fazer as tarefas pelo seu filho. (Foto: Divulgação)

Se ela ficar condicionada a determinado horário de estudo, você não terá dificuldades em fazê-la cumprir todas as suas tarefas escolares. Entretanto, há crianças que, com o passar do tempo, vão ficando rebeldes e negam-se a cumprir as suas obrigações, seja por influência dos colegas ou por achar que não precisam mais estudar.

Se o seu filho se comporta desse modo, é preciso chamá-lo para uma conversa séria e perguntar-lhe o que está havendo, sendo que, até pouco tempo atrás, ele se sentava e fazia as tarefas sem problemas. Ouça o que ele tem a dizer e ressalte que, mesmo que ele ache que está certo, o estudo é muito importante para todos, pois é somente através dele que se obtém sucesso na vida. Então, vá até o cantinho do estudo com ele e, juntos, façam as tarefas, mas lembre-se de que o seu papel é apenas o de supervisora, pois é ele quem irá fazê-las.

Algo que muitos pais fazem e que não faz bem à educação infantil é dar recompensas quando os seus filhos terminam a lição de casa. Esse método não funciona porque a tarefa escolar é uma obrigação e, portanto, não precisa ser recompensada. As crianças devem se conscientizar da importância do estudo para as suas vidas e a recompensa virá com a vida ou com o elogio da professora.

408532 Como motivar os filhos a fazer a lição de casa 3 Como motivar os filhos a fazer a lição de casaFaça da hora do estudo um momento divertido e prazeroso. (Foto: Divulgação)

Sempre que o seu filho apresentar problemas em resolver as lições de casa, vá até ele e pergunte-lhe sobre as suas dificuldades. Assim, você se aproximará dele e mostrará que estará por perto quando ele precisar da sua ajuda. Com o passar do tempo, ele ficará mais autônomo e conseguirá seguir nos estudos com as próprias pernas até chegar à vida adulta com muito sucesso e dedicação.