Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Montar Uma ONG

 

Para montar uma ONG é necessário ter uma boa proposta e capital inicial para os investimentos. A Organização Não-Governamental não possui fins lucrativos, mas necessita de verba para promover as atividades propostas. No Brasil há ONGs que trabalham em cima de diferentes abordagens sociais e cumprem o propósito de ajudar pessoas.

Não há dúvidas de que as organizações ocupam um papel importante na sociedade e contribuem de forma decisiva com a resolução de problemas. Algumas ONGs ajudam crianças carentes, outras mantêm o compromisso de cuidar do meio-ambiente. Enfim, cada organização tem a sua proposta bem clara e conta com um grupo de pessoas que ajudam a desempenhar as atividades da programação.

Passo a Passo para montar uma ONG

 

Há diversas dúvidas sobre como montar uma ONG e fazer a idéia realmente prosperar no contexto social, mas o fato é que isso demanda tempo e trabalho. O fundador de uma organização precisa traçar uma meta, conseguir capital e buscar um pessoal que esteja disposto a contribuir com a idéia da ONG.

Em primeiro lugar uma organização não-governamental precisa estipular um objetivo, ou seja, qual o seu papel dentro da sociedade. Buscar aliados para fortalecer a proposta é muito importante, por isso convide pessoas que defendem as mesmas idéias para participar do grupo. A ONG pode ser uma fundação ou ação civil, sendo que a segunda opção é a mais comum na sociedade brasileira.

Uma ONG precisa ser bem organizada, por isso logo que o grupo contar com um número significativo de pessoas é necessário organizar uma assembléia. Nesse evento serão eleitos dirigentes de acordo com o estatuto social. Como toda organização que se preza, uma lista de regras deverá ser criada para reger o funcionamento das ações sociais.

Depois de se preocupar com as etapas mencionadas, os dirigentes da ONG precisam se preocupar com uma série de registros: cadastro de CNPJ, Cartório e INSS. Mesmo com toda a burocracia para registrar o nome de uma organização e iniciar os trabalhos, em pouco tempo tudo se resolve e o processo acaba sendo simples.

O grupo precisa ter força de vontade para montar uma organização não-governamental, assim todo o processo burocrático poderá ser superado e dentro de um mês a ONG estará constituída, pronta para iniciar seu trabalho.

Depois de um tempo, a ONG deverá apresentar documentos para o CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social), tais como:

– Requerimento fornecido pelo CNAS
– Cópia autenticada do estatuto registrado no Cartório
– Cópia autenticada CNPJ
– cópia da ata de eleição dos dirigentes
– Declaração de que a entidade está em funcionamento
– Relatórios de atividades
– Balanços patrimoniais
– Demonstrativos do resultado
– Planos de trabalho
– Demonstração de mutação do patrimônio
– Demonstração das origens e aplicações de recursos
– Demonstrativo de serviços prestado
– Comprovante de inscrição do CNAS do município

Aproveite as dicas para abrir uma ONG e reúna um grupo de pessoas para montar a sua.

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL