Menu

Serviços

Atualizado em 19 de abril de 2011, às 14:20 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Como Montar uma ONG de Proteção Animal

ong proteção animal 01 300x263 Como Montar uma ONG de Proteção Animal

As Organizações Não Governamentais, também chamadas de ONG, são grupos de pessoas que se unem em para uma causa em comum. São associações do terceiro setor da sociedade civil, que não possuem fins lucrativos e que desenvolvem ações em várias áreas que mobilizam a opinião pública para transformar a sociedade, deixando-a cada vez melhor.

Normalmente, as ONG’s tentam complementar trabalhos que deviam ser de obrigação do Estado, atingindo lugares que o Estado não consegue (ou não quer) chegar, e podem até mesmo receber doações e financiamentos do governo ou entidades privadas para a realização desse fim. Entre vários problemas que temos em nossa sociedade e que as ONG’s tentam combater, está a proteção animal.

ong proteção animal 02 232x300 Como Montar uma ONG de Proteção Animal

Quantas vezes não vemos pessoas maltratarem animais por vários motivos, seja por esporte, ou porque não gosta mesmo de algum animal e tem prazer em vê-lo sofrendo ou abandonado? Organizações de proteção animal servem para isso, dar aos animais o direito à liberdade e bem-estar, como todo ser vivo também possui.

Se você quer criar uma ONG de proteção animal, precisa de algumas dicas. Antes de mais nada é necessário definir a resposta para seis perguntas fundamentais:

- Qual vai ser o objetivo da ONG?
- Onde será o ponto para além do qual não vai atuar?
- Quem será o público-alvo da ONG?
- Como atuar nas questões levantadas pelo grupo?
- Qual é a composição e o tamanho da Diretoria?
- Quais as regras básicas de funcionamento da ONG?

ong proteção animal 03 300x161 Como Montar uma ONG de Proteção Animal

Dessa forma, podemos iniciar uma ONG e mantê-la ativa na sociedade. Deve-se elaborar um Estatuto e todo o grupo inicial da ONG deve lê-lo e aprová-lo, ou fazer algumas mudanças iniciais. Em seguida, deve-se divulgar o Edital de convocação para novos membros, de preferência em jornais de grande circulação.

Toda a sua estrutura organizacional precisa ser obrigatoriamente de membros com idade igual ou superior a 18 anos, como é previsto no art. 5º do novo Código Civil. Ou que elas sejam emancipadas. Dentro das leis trabalhistas, também é possível ter por exemplo, um membro menor de 16 anos que seja coordenador de um projeto.

ong proteção animal 04 300x210 Como Montar uma ONG de Proteção Animal

Sobre os funcionários da ONG, o Estatuto não precisa mencionar cada um deles, contanto que respeitem as leis trabalhistas e previdenciárias. Dessa maneira existirão cargos e funções estatutárias que são previstas, onde a pessoa pode ter o poder de nomear funções, e cargos e funções de funcionários, que poderão atuar na sua Organização de qualquer maneira, desde que respeitando as leis.

Falando especificamente das ONG’s de proteção animal, seus objetivos devem ser bem definidos, pois se seu município não tiver uma legislação que controle a população de cães e gatos, não adiantará nada ter uma ONG para tentar resolver a situação. ONG’s nessa situação estão falidas, sozinhas ou com centenas de animais para sustentar e cuidar.

ong proteção animal 05 Como Montar uma ONG de Proteção Animal

Para ter uma ONG de proteção de animais bem sucedida, deve-se concentrar ao controle cirúrgico da população de cães e gatos, e pode até ter parceria com o poder público para ter um espaço de atuação ainda maior. Dessa forma, a cada fêmea castrada deixarão de nascer em um único ano (pasmem), de 50 a 200 filhotes, que poderiam ser abandonados por não ter espaço para cuidá-los.

Então fica a dica: Se quer abrir uma ONG de proteção animal, invista na castração desses animais para que o futuro seja melhor controlado. Lembrando que essas ONGs devem estar de acordo com as Políticas Públicas do município, como a lei de zoonoses, entre outras.

Conteúdo avaliado com média: