Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Serviços > Como Montar uma ONG de Proteção Animal

Como Montar uma ONG de Proteção Animal

Por Redacao

As Organizações Não Governamentais, também chamadas de ONG, são grupos de pessoas que se unem em para uma causa em comum. São associações do terceiro setor da sociedade civil, que não possuem fins lucrativos e que desenvolvem ações em várias áreas que mobilizam a opinião pública para transformar a sociedade, deixando-a cada vez melhor.

Como Montar uma ONG de Proteção Animal

Normalmente, as ONG’s tentam complementar trabalhos que deviam ser de obrigação do Estado, atingindo lugares que o Estado não consegue (ou não quer) chegar, e podem até mesmo receber doações e financiamentos do governo ou entidades privadas para a realização desse fim. Entre vários problemas que temos em nossa sociedade e que as ONG’s tentam combater, está a proteção animal.

Quantas vezes não vemos pessoas maltratarem animais por vários motivos, seja por esporte, ou porque não gosta mesmo de algum animal e tem prazer em vê-lo sofrendo ou abandonado? Organizações de proteção animal servem para isso, dar aos animais o direito à liberdade e bem-estar, como todo ser vivo também possui.

Se você quer criar uma ONG de proteção animal, precisa de algumas dicas. Antes de mais nada é necessário definir a resposta para seis perguntas fundamentais:

– Qual vai ser o objetivo da ONG?
– Onde será o ponto para além do qual não vai atuar?
– Quem será o público-alvo da ONG?
– Como atuar nas questões levantadas pelo grupo?
– Qual é a composição e o tamanho da Diretoria?
– Quais as regras básicas de funcionamento da ONG?

 

Dessa forma, podemos iniciar uma ONG e mantê-la ativa na sociedade. Deve-se elaborar um Estatuto e todo o grupo inicial da ONG deve lê-lo e aprová-lo, ou fazer algumas mudanças iniciais. Em seguida, deve-se divulgar o Edital de convocação para novos membros, de preferência em jornais de grande circulação.

Toda a sua estrutura organizacional precisa ser obrigatoriamente de membros com idade igual ou superior a 18 anos, como é previsto no art. 5º do novo Código Civil. Ou que elas sejam emancipadas. Dentro das leis trabalhistas, também é possível ter por exemplo, um membro menor de 16 anos que seja coordenador de um projeto.

Sobre os funcionários da ONG, o Estatuto não precisa mencionar cada um deles, contanto que respeitem as leis trabalhistas e previdenciárias. Dessa maneira existirão cargos e funções estatutárias que são previstas, onde a pessoa pode ter o poder de nomear funções, e cargos e funções de funcionários, que poderão atuar na sua Organização de qualquer maneira, desde que respeitando as leis.

Falando especificamente das ONG’s de proteção animal, seus objetivos devem ser bem definidos, pois se seu município não tiver uma legislação que controle a população de cães e gatos, não adiantará nada ter uma ONG para tentar resolver a situação. ONG’s nessa situação estão falidas, sozinhas ou com centenas de animais para sustentar e cuidar.

ONG de Proteção ao Animal Abandonado 

Para ter uma ONG de proteção de animais bem sucedida, deve-se concentrar ao controle cirúrgico da população de cães e gatos, e pode até ter parceria com o poder público para ter um espaço de atuação ainda maior. Dessa forma, a cada fêmea castrada deixarão de nascer em um único ano (pasmem), de 50 a 200 filhotes, que poderiam ser abandonados por não ter espaço para cuidá-los.

Então fica a dica: Se quer abrir uma ONG de proteção animal, invista na castração desses animais para que o futuro seja melhor controlado. Lembrando que essas ONGs devem estar de acordo com as Políticas Públicas do município, como a lei de zoonoses, entre outras.

Recomendado para você
Casamentos

Magazine Luíza Lista de Casamento

Serviços

www.nextel.com.br, site da Nextel, planos e serviços

Serviços

Nota legal rondoniense inscrição e consulta

Serviços

Assistência Técnica Aiko – Autorizadas

Comentários
  1. Cris disse:

    Gosto muito de animais tenho 13 anos e quando crescer vou fazer uma ong para animais abandonados e maltratados eu quero ser veterinaria para poder cuidar deles .gosto muito deles mas nao posso ter muitos animais aqui na minha casa porq minha mae nao quer porq eu tenho uma cachorra e um gato mas gostaria de ter muito mas na minha casa mas quando eu crescer vou ter 2 bitbull porq acho bonito e uns tres gatos. Beijos galera que Deus possa abençoar todos os caminhos dessas pessoas que gosta de animais e que cuida.

  2. binha disse:

    ola gostaria de saber mais sobre a ong eu pretendo fundar uma aqui na minha cidade, meu proposito e retirar os animais das ruas, especificamente (cachorros) preciso de sugestoes..

  3. daiane borges disse:

    gostaria d saber mais como abrir uma ong,pois gosto muito d animais eu tenho 11 cachoros,a maioria peguei nas ruas,pois fico muito triste quando vejo eles sofrendo.

  4. Nelson de Souza disse:

    Olá

    Bom dia!

    Ótimo texto sobre o assunto: Parabéns!

    Assim como leitores e interessados em ajudar, eu também gostaria de tomar conhecimento mais a fundo sobre a questão das ONG’s, como por exemplo: Posso abrir uma ONG ser ter uma casa para cuidar dos animais, tipo assim: fazendo um trabalho no local onde animais se encontram, levando veterinários, ração, e toda a ajuda para amenizar os problemas que todos nós já conhecemos? Na verdade gostaria de poder recolher todos os animais da rua e cuidar deles, mas como isso, pelo menos no momento, é impossível, então gostaria de começar um pouco mais devagar, mas com respaldo. Moro no Centro da Cidade de São Paulo. Muito obrigado por toda a ajuda que puderem me fornecer.

  5. Maria Alice disse:

    Amo animaes em geral, a minha grande paixão são os gatos! Quero muito montar uma ONG mas não sei por onde começar!
    Por favor peço ajuda!

    Grata,

    Maria Alice

  6. lilian disse:

    Olá
    Somos de Itirapina, e estamos começando a montar uma ONG, mas temos muitas duvidas.
    Por favor nos ajudem por onde começar?

    grata
    lilian

  7. Amanda da silva pereira disse:

    Como fundar essa ONG-Protetor de animais na minha cidade?
    um grande abraços Amanda.

  8. jose carlos b. morira disse:

    peço um favor na medida do possivel me ajudar os dados de como montar uma ongue de proteção de animais .. local seria em quintão .palmares do sul ..

  9. julio disse:

    Olá, Vocs poderiam ajudar como criar uma ONG? Como e onde encaminhar, quem procurar, enfim tudo que possa ensinar o caminho das pedras?
    Grato, Julio

  10. lenilson disse:

    gostei muito do anuncio.

  11. debora disse:

    Como fundar uma ONG-Protetor de animais na minha cidade?

  12. daila disse:

    gosto muito de cachorros e ele são os melhores amigos que vc pode ter
    😀 😀

  13. su taborda disse:

    aqui em minha cidade ipiranga paran os animais estao moremdo e niguem faç nada com poso ajudar

  14. Fabricia disse:

    Olá, na minha cidade tem muitos animais abandonados, ajudo como posso dando remédio, comida e água, gostaria de fazer muito mais montando uma ong por exemplo, mas não sei por onde começar… me ajude…

  15. Monique disse:

    Gostaria de saber de quanto preciso para montar uma ong de animais abandonados ?!

  16. lucelia toriani disse:

    Olá bom dia.. meu nome é lucelia estudante de enfermagem e gostaria de saber mas informações de como abrir uma ONG . pois gosto muito de animais e tenho muito interesse de poder ajuda abrigando e alimentando, tirando os caes das ruas e podendo dar o cuidado necessario. mas para isso preciso de mas informações . aguardooooo.. Obrigado… assim como o ser humano merece uma vida digna os caes animais tem esse direito de ter uma lar , pessoas que realmente goste e cuide … obrigado..

  17. Karla disse:

    Bom Dia Lucelia tudo bom, neste artigo você vai encontrar dicas de como criar uma ONG de proteção animal e todas as respostas para suas duvidas .
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *