Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Montar uma Escola de Educação Infantil

Confira dicas importantes para montar uma escola infantil de qualidade e dentro das normas legais.

Como montar uma escola de educação infantil? – Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que desejam abrir o próprio negócio. Cuidar de crianças não é uma tarefa simples, afinal, requer responsabilidade, bons profissionais, infraestrutura e uma boa proposta pedagógica.

Como Montar uma Escola de Educação Infantil. (Foto: Divulgação)

A educação infantil se destaca como a primeira etapa da educação básica. É nessa fase que as crianças aprendem a falar, desenhar, pintar e interagir com outras pessoas. As aulas englobam todo o desenvolvimento físico, psicológico, social e intelectual, atendendo as necessidades dos alunos com idade de até seis anos.

Veja também: Trabalhar em Escola Infantil, Vagas

Como montar uma escola de educação infantil?

Elabore uma boa proposta pedagógica. (Foto: Divulgação)

Confira a seguir uma seleção dicas de como montar uma escola de educação infantil:

Tenha uma proposta pedagógica

Toda escola de educação infantil precisa apresentar uma boa proposta pedagógica, ou seja, que seja capaz de integrar ensino e cuidados. O planejamento deve constar as principais atividades que serão desenvolvidas e os métodos de avaliação que serão empregados com os pequenos alunos.

Contrate bons educadores

A qualidade do corpo docente é critério fundamental para conseguir montar uma escola infantil de sucesso. Por isso, se preocupe em contratar educadores com formação de nível superior, em algum curso de licenciatura, principalmente Pedagogia. O número de professores por turma depende da faixa etária e do número de alunos.

É importante contar com bons educadores. (Foto: Divulgação)

Adquira uma autorização de funcionamento

Não basta simplesmente alugar um espaço e montar uma escolinha. O empreendedor deve solicitar uma autorização junto à Delegacia Municipal de Ensino para dar início às atividades. Para que o funcionamento da escola seja liberado, é preciso ter um plano de educação e um prédio em boas condições.

 Preocupe-se com o espaço físico

O prédio da escolinha precisa ter ambientes que favoreçam o bem estar e a aprendizagem das crianças, como salas de atividade, de repouso, de higienização, de lazer e de alimentação. As instalações precisam seguir todas as normas de segurança de qualquer estabelecimento.

Preocupe-se com o espaço físico. (Foto: Divulgação)

Abra a sua empresa

Depois de escolher o imóvel e cuidar de todos os detalhes da locação, é preciso abrir a empresa oficialmente. O processo de abertura requer análise de registro por vários órgãos públicos, por isso ele pode ser um pouco complicado. Se você tiver dificuldades, procure um escritório de contabilidade.

Faça o CCM

O Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) é uma responsabilidade da Prefeitura Municipal. Você deve procurar o departamento responsável para efetuar a inscrição da sua empresa.

Se você ainda tem dúvidas sobre como montar uma escola de educação infantil, não deixe de consultar o SEBRAE da sua cidade.


Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL