Menu

Serviços

Atualizado em 25 de julho de 2011, às 17:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Montar uma Brinquedoteca – Dicas

brinquedoteca1 Como Montar uma Brinquedoteca   Dicas

Proporcionar um lugar para que as crianças possam brincar tranquilamente é um fator essencial para desenvolver a inteligência de nossos filhos. Quando uma criança brinca além de se divertir muito, ela também desenvolve sua criatividade e incentiva no processo de aprendizado da criança. Para auxiliar nessa fase de nossos filhos devemos pensar em algo em que possibilite-os a brincar sem preocupações e para isso devemos selecionar um local na nossa casa que proporcione essa possibilidade. Muitos pais optam em criar uma brinquedoteca. Uma brinquedoteca é um ambiente perfeito para crianças passar grande parte da sua infância brincando e se divertindo. Normalmente os pais que montam uma brinquedoteca é porque possuem mais que um filho pequeno ou recebe visita dos filhos dos parentes frequentemente, porém existem aqueles que por mais que tenha apenas um filho quer montar uma brinquedoteca.

brinquedoteca3 Como Montar uma Brinquedoteca   Dicas

Antes de fazer uma brinquedoteca alguns fatores devem ser levados em consideração como, por exemplo, o número de crianças a brinquedoteca suporta, para que não seja ultrapassado este número, evitando acidentes e problemas. Primeiramente verifique o tamanho da sala pra que será utilizada e perceba qual seria o número máximo de crianças lá dentro. Em seguida, levando ainda em consideração as crianças, você deve ter uma noção de idade das crianças que frequentarão a brinquedoteca, para poder fazer a compra dos brinquedos para todas as idades. Estando ciente das médias das idades referentes as crianças você pode começar a fazer as compras, então o ideal é escolher brinquedos que possam ser utilizados por essas crianças, normalmente eles possuem uma etiqueta indicando o intervalo de idade que a criança deve possuir para poder brincar com o brinquedo.

Compre brinquedos de multifunções, para que as crianças possam brincar com eles de diversas maneiras, criando suas próprias histórias e brincadeiras. Outra coisa legal é comprar brinquedos bem coloridos, pois são eles os elementos principais da decoração. Reforçando o fator das cores é interessante pintar as paredes cores bem vivas, pode ser uma de cada cor ou até mesmo desenhar alguns animais ou personagens que fazem parte e inspiram a vida das crianças. É aconselhável que separe os brinquedos por idade e em seguida distribuía em espaços limitados da sala para cada categoria de brinquedo, ou seja, colocar os brinquedos separados em cantos separados. Uma prateleira para distribuir e organizar os brinquedos pode ser colocada, porém não coloque prateleiras muito alto, já que os freqüentadores são crianças e não possuem um tamanho elevado.

brinquedoteca4 Como Montar uma Brinquedoteca   Dicas

Para uma maior segurança pode ser colocado colchonetes coloridos para que as crianças possam sentar, deitar e rolar com muito mais conforto. Não se esqueça que as crianças precisam de atenção a todo momento, pois um acidente pode acontecer a qualquer hora, especificamente os bebês que têm o costume de colocar tudo na boca, então brincar junto a estes torna-se além de divertido, seguro.

brinquedoteca2 Como Montar uma Brinquedoteca   Dicas