Como Montar uma Academia em Casa

PUBLICIDADE

Fazer academia é uma atividade extremamente positiva para a saúde, o único problema é que às vezes estamos com pique de fazer exercícios, mas cansamos de ir à academia, cansamos de olhar sempre a mesma disposição das coisas, a mesma decoração, o mesmo ambiente, ou então, cansamos do revezamento natural dos aparelhos e até o tempo limite de uso dos aparelhos aeróbicos, que algumas academias dispõem como regra de conduta.

Este tipo de pensamento não é exclusividade, pois existem um grande número de pessoas com a mesma sensação. Sendo assim, além da opção sempre presente de fazer uso de parques, ciclovias e afins, o que pode gerar outros problemas aos usuários mais assíduos, a melhor forma de acabar com este problema é montar uma academia dentro de casa.

Vale lembrar que é perigoso fazer treinamentos físicos por conta própria, principalmente quando envolvem levantamento de pesos, mas se você já tem experiência suficiente para treinar sozinho e evitar lesões mais graves devido a exercícios mal feitos eu exagerados, a construção da academia em casa vem muito a calhar.

PUBLICIDADE

Para fazer um bom espaço é preciso prestar atenção a alguns pontos importantes, os quais falaremos a seguir.

Como forçamos mais nossa capacidade respiratória ao praticar exercícios, a escolha do local é muito importante e o espaço precisa ser bem arejado e ter uma ótima iluminação. O piso deve ser emborrachado para não pegar cheiro, muito menos ficar infestado de ácaros, bem como deve ser fácil de limpar e não escorregar ao andar.

Opte por cores claras e não cansativas nas paredes, não coloque muitos detalhes na pintura, para não correr o risco de enjoar ao olhar frequentemente, sem contar que a instalção de tvs, dvds e rádios, é uma ótima pedida para tornar a atividade e o ambiente mais agradável.

Quanto aos equipamentos, é de suma importância escolher produtos de qualidade, lembre-se que estará praticando exercícios sozinho, então o equipamento não pode quebrar em cima de você. Faça uma pesquisa prévia e procure saber sobre a garantia, a assistência técnica, o preço e a qualidade de cada marca de equipamentos, pois são peças caras e devem duram por um tempo considerável.

Caso procure fazer exercícios aeróbicos, você deve procura colocar aparelhos específicos, e no caso existem alguns tipos no mercado, como a esteira mecânica, que é uma opção mais em conta e tem um preço médio de 500 reais, tem a esteira elétrica que são mais modernas e mais caras, possuem treinos pré-programados e tem um preço que vai de 800 a 2 mil reais.

Há também a bicicleta ergométrica, que é um aparelho mais confortável, especialmente para os mais pesados, e pode ser encontrada em diversos modelos e configuração que vão de 300 a 1500 reais. Por fim, existem os steppers ou steps, os steps são plataformas de ginástica simples e custam cerca de 100 reais e os steppers que são para ginástica localizada, e custa cerca de 500 reais.

Para exercícios localizados ou anaeróbicos existem os equipamentos de musculação, que juntam várias funções, trabalhando os principais grupos musculares. Estes aparelhos são indicados por ocuparem menos espaço, em relação a quantidade de equipamentos necessária para realizar os mesmos exercícios, e proporcionam uma enorme variação de exercícios. Eles custam em média 1000 reais.

PUBLICIDADE

Outro aparelho indispensável são os aparelhos abdominais pranchas, que são aparelhos em forma de arco e com encosto de cabeça, eles podem custar de 100 a 500 reais e são muito uteis alem de não ocupar muito espaço.

Não deixe de comprar colchonetes para praticar exercícios no chão, como abdominais e yoga.

Dito isso, lembre-se de fazer a limpeza diária no local, mesmo que você só utilize a academia algumas vezes por semana. A assepsia elimina qualquer foco que possa provocar alergias e até intoxicações.
Por fim, vamos lembrar que para ter efeito, é preciso ter muita disciplina, pois montando uma academia em casa, não teremos mais o professor ao lado para dar incentivos e nos ajudar a vencer a preguiça.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.