Search

Como Montar um Orquidário, Dicas

Você é um apaixonado por orquídeas? Então aprenda como construir um orquidário.
Google plus

Saiba tudo sobre como montar um orquidário, dicas. Não basta apenas escolher um ambiente da casa para cultivar as plantas, é preciso desenvolver um projeto e criar condições propícias ao cultivo. Leia a matéria e descubra o que é preciso para montar um orquidário perfeito.

Como Montar um Orquidário, Dicas. (Foto: Divulgação)

Para quem quer cuidar e expor orquídeas, montar um orquidário é algo mais do que necessário. A estrutura em si não precisa ser complexa, como as de um jardim botânico. O ideal é que o projeto se adapte ao tamanho do ambiente e ao orçamento.

Existem orquidários de vários tamanhos e formatos. Para decidir o melhor modelo, é preciso fazer uma análise do espaço disponível e do número de orquídeas que serão cultivadas dentro da construção.

Leia mais: Orquídeas: dicas para cultivar

Como Montar um Orquidário, Dicas

Confira a seguir como montar um orquidário, dicas:

Escolha um lugar apropriado

O lugar precisa favorecer o cultivo de orquídeas. (Foto: Divulgação)

Antes de tudo é necessário escolher um lugar onde receba sol pelo menos na parte da manhã, pois a iluminação adequada é fundamental para que as plantas consigam sobreviver. Em seguida, decida o tamanho, que não precisa ser exageradamente grande. Pense sempre no trabalho que terá para manter o ambiente sempre limpo e livre de pragas e insetos.

Em um espaço de aproximadamente 4×5 metros é possível montar um orquidário onde caiba pelo menos até 200 orquídeas, o essencial então é saber um número médio da coleção para que possa chegar ao tamanho ideal.

Faça uma cobertura apropriada

O orquidário precisa ter uma cobertura que filtre os raios de sol. (Foto: Divulgação)

O clima do Brasil é relativamente quente, então é preciso que os raios de sol sejam filtrados. Para isso, é aconselhável que a cobertura seja feita com ripados de madeira, bambu ou telhas, isso proporciona a iluminação ideal para as plantas. Existe também no mercado um material chamado sombrite, uma tela especial que chega a filtrar até 70% dos raios solares e protege as plantas do sol excessivo. O sombrite também proporciona uma melhor ventilação dentro do ambiente, já que é uma tela e apresenta uma estrutura toda furada possibilitando a passagem de ar, e é também um material bem mais barato do que a madeira.

Pense no que cada tipo de orquídea precisa

Arquibancada com as orquídeas dispostas. (Foto: Divulgação)

É necessário que dentro do orquidário você possa explorar diferentes espaços, pois nem todas as orquídeas são iguais. As plantas possuem necessidades distintas e precisam encontrar as condições perfeitas para o seu desenvolvimento.

Organização das orquídeas

Aproveite todo o espaço do orquidário. (Foto: Divulgação)

As orquídeas maiores, que necessitam de muita aeração, podem ficar pendurados, então é necessário pensar em treliças mais resistentes. Bancadas e prateleiras são necessárias para as plantas recém-nascidas ou em fase de crescimento. E, na parte de baixo, podem ficar as espécies que gostam de mais sombra.

Saiba mais: Projetos de Orquidários

Modelo de orquidário

Modelo de projeto de orquidário. (Foto: Divulgação)

Existem muitas opções de projetos de orquidário e selecionamos um para que você possa conhecer melhor a estrutura dessa construção. O espaço, de 2,50m X 2,50m, tem uma arquibancada para organizar os vasos, ripado para placas, ripado para vasos pendentes e piso de brita.

Sobre outra perspectiva, o mesmo projeto mostra um orquidário com cobertura de sombrite. O sombrite deve ficar 30cm acima do plástico, pois diminui o aquecimento no interior do orquidário. A menor altura deve ser de no mínimo 2,5m para não atrapalhar na circulação da pessoa interna. Telas para fixação de placas podem ser utilizadas com plantas e menores e ganhar mais espaço.

O mesmo projeto visto por outro ângulo. (Foto: Divulgação)

Esta construção é para quem tem muito espaço. Este modelo possibilita colocar diversas orquídeas, porém é necessário que você dedique um tempo maior para cuidar e limpar do orquidário. Para evitar que entre muito sol pela frente ou pela lateral é preciso colocar sombrite e lona nesses locais, caso tenha paredes ou muros próximos, o uso destes torna-se necessário.

Utilize fios de arame de metro para manter a lona transparente esticada onde for aplicada, distribua as plantas de uma maneira que não prejudique a iluminação nas demais e cuidado com as orquídeas infectadas para não infectar as outras. Pequenos detalhes são reconhecidos com o tempo, pode parecer difícil montar um orquidário, porém depois do trabalho com certeza conseguirá um ambiente perfeito para sua casa.

Veja também: As orquídeas mais bonitas da natureza

Gostou da matéria “Como Montar um Orquidário, Dicas”? Tem alguma dúvida sobre como construir a estrutura? Deixe um comentário.

 


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. EDER
    Publicado em 19/03/2015 às 7:45 PM [+]

    MEU ESPAÇO ESTA PEQUENO ;COMO EU FAÇO PARA TER UM BOM ORQUIDARIO

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top