Menu

Decoração

Atualizado em 26 de maio de 2011, às 14:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como Montar um Orquidário, Dicas

orquidario4 Como Montar um Orquidário, Dicas

Para quem quer cuidar e expor orquídeas, criar um ambiente agradável para os moradores da casa e para os visitantes, um orquidário é sem dúvida um ótima opção para isso. Para montar um orquidário é necessário ter um espaço significante, pois é necessário construir uma estrutura não muito complexa, e cabe a você decidir qual será o tamanho que deseja.

É possível vermos orquidários de vários tamanhos e formatos, para decidir estes deve-se analisar o espaço disponível e aproximadamente quantas orquídeas deseja colocar dentro da construção.

Antes de tudo é necessário escolher um lugar onde receba sol pelo menos na parte da manhã, pois a iluminação adequada é precisa para que as plantas consigam sobreviver. Em seguida decida o tamanho, não precisa ser exageradamente grande, pois um orquidário precisa ser mantido sempre limpo e livre de pragas e insetos, então quanto maior for, mais trabalho você terá. Em um espaço de aproxidamente 4×5 metros é possível montar um orquidário onde caiba pelo menos até 200 orquídeas, o essencial então é saber um número médio da coleção para que possa chegar ao tamanho ideal.

orquidario3 Como Montar um Orquidário, Dicas

O clima do Brasil é relativamente quente, emtão é preciso que os raios de sol sejam filtrados, para isso é aconselhável que a cobertura seja feita com ripapos de madeira, bambu ou telhas, isso proporciona a iluminação ideal para as plantas. Existe também no mercado um material chamado sombrite que é uma tela especial, que chega a filtrar até 70% dos raios solares e protege as plantas do sol excessivo. O sombrite também proporciona uma melhor ventilação dentro do ambiente, já que é uma tela e apresenta uma estrutura toda furada possibilitando a passagem de ar, e é também um material bem mais barato do que a madeira.

É necessário que dentro do orquidário você possa explorar diferentes espaços, pois nem todas as orquídeas são iguais, possuem necessidades distintas e precisam encontrar as condições perfeitas para o seu desenvolvimento. Como por exemplo temos os modelos maiores, que necessitam de muita aeração, podem ficar pendurados, assim basta pensar em caibros mais resistentes. Bancadas e prateleiras são necessárias para as recém nascidas ou em fase de crescimento. E na parte da baixo podem ficar as éspecies que gostam de mais sombra, como os cimcíbios.

Segue 2 modelos de orquidários:

A parte mais alta é encostada em uma parede ou muro, esse modelo é essencial para lugares que dispõe de pouco espaço. O sombrite deve ficar 30cm acima do plástico, pois diminui o aquecimento no interior do orquidário. A menor altura deve ser de no mínimo 2,5m para não atrapalhar na circulação da pessoa interna. Telas para fixação de placas podem ser utilizadas com plantas e menores e ganhar mais espaço.

orquidario1 Como Montar um Orquidário, Dicas

Esta construção é para quem tem muito espaço. Este modelo possibilita colocar diversas orquídeas, porém é necessário que você dedique um tempo maior para cuidar e limpar do orquidário. Para evitar que entre muito sol pela frente ou pela lateral é preciso colocar sombrite e lona nesses locais, caso tenha paredes ou muros próximos, o uso destes torna-se necessário.

orquidario2 300x143 Como Montar um Orquidário, Dicas

Utilize fios de arame de metro para manter a lona transparente esticada onde for aplicada, distribua as plantas de uma maneira que não prejudique a iluminação nas demais e cuidado com as orquídeas infectadas para não infectar as outras. Pequenos detalhes são reconhecidos com o tempo, pode parecer difícil montar um orquidário, porém depois do trabalho com certeza conseguirá um ambiente perfeito para sua casa.

orquidario5 Como Montar um Orquidário, Dicas