Menu

Decoração

Atualizado em 31 de outubro de 2012, às 5:46 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como montar painel de fotos: dicas

Confira algumas ideias criativas e diferentes para expor as fotos favoritas na decoração da casa.

Uma forma de modernizar a decoração e deixá-la com mais personalidade é investindo nas fotos. As fotografias, quando expostas em casa, são capazes de trazer boas recordações à rotina dos moradores. Elas também contribuem muito com a estética, pois ajudam a deixar o ambiente com uma identidade visual exclusiva.

534625 Como montar painel de fotos dicas Como montar painel de fotos: dicasO painel de fotos deixa o ambiente mais personalizado. (Foto:Divulgação)

Antigamente, o meio mais usado para expor fotos era o porta-retrato. Vários exemplares deste objeto eram colocados sobre os móveis para deixar a casa cheia de memórias. Os quadros com fotos e molduras antigas também eram muito usados no século passado.

Com a decoração tomando novos rumos, as formas de fazer a exposição das fotos também foram transformadas. Hoje, os moradores preferem montar painéis com imagens do arquivo pessoal. Estas peças são modernas, descontraídas e podem ser usadas para decorar quarto, sala, home office, corredor, entre outros ambientes.

Saiba mais: Mural-collage: como fazer, fotos

Dicas para montar painéis de fotos

Antes de iniciar a montagem de um mural de fotos, é importante fazer uma cuidadosa seleção das imagens. Se a intenção se resume em parecer nostálgico e retrógrado, vale a pena apostar em fotos preto e branco na composição. Por outro lado, se o painel tem a missão de deixar o ambiente mais alegre e cheio de energia, então é recomendado trabalhar com fotografias coloridas.

534625 Como montar painel de fotos dicas 4 Como montar painel de fotos: dicasExistem formas criativas de expor as fotos. (Foto:Divulgação)

A criatividade e o bom gosto são capazes de guiar a confecção do painel de fotos. A peça não precisa ser montada especificamente numa superfície magnética, afinal, existem outras formas originais de destacar um conjunto de fotos e investir numa linda exposição.

Ideias de painéis de fotos

Veja a seguir algumas ideias para montar painéis com as fotografias preferidas.

534625 Como montar painel de fotos dicas 2 Como montar painel de fotos: dicasMural magnético. (Foto:Divulgação)

1. Mural magnético
Quando se trata de painéis de fotos, o mural magnético ainda é o suporte mais usado para fazer a exposição. Ele permite combinar fotografias com diferentes formatos e tamanhos, através de imãs decorativos. É possível encontrar murais de metal em diferentes tamanhos, cores e formatos. Estas peças ajudam a personalizar principalmente a decoração do quarto.

534625 Como montar painel de fotos dicas 5 Como montar painel de fotos: dicasMural com molduras. (Foto:Divulgação)

2. Mural com molduras
Além do quadro magnético, existe a possibilidade de trabalhar com molduras agrupadas numa mesma estrutura. Esta ideia permite elaborar uma composição organizada com fotos da família e dos amigos, sendo assim uma opção perfeita para decorar a sala de estar.

534625 Como montar painel de fotos dicas 1 Como montar painel de fotos: dicasMural varal. (Foto:Divulgação)

3. Mural varal
Uma forma criativa de expor as fotos favoritas no quarto é usando cordas de varal, estendidas na parede. Esta ideia faz sucesso entre as garotas, além do que tem a vantagem de ser original e barata.

534625 Como montar painel de fotos dicas 3 Como montar painel de fotos: dicasParede magnética. (Foto:Divulgação)

4. Parede magnética
Ao invés de comprar um suporte de metal, o morador pode pintar um pedaço da parede com tinta magnética e montar o painel de fotos.

Veja também: Como decorar a casa com fotografias