Como montar negócio em casa: dicas

PUBLICIDADE

Para quem possui pouco capital, mas quer investir em uma ideia empreendedora, montar um negócio  em casa pode ser a solução. O escritório home office proporciona economia, já que não é preciso pagar um aluguel pelas instalações. No entanto, antes de decidir trabalhar no ambiente caseiro, verifique se a legislação permite que a atividade exercida seja efetivada nesse local. 

Leia também: Como evitar distrações trabalhando em casa

 

PUBLICIDADE
Trabalhar em casa exige organização (Foto: Divulgação)

Setores de atuação para quem quer trabalhar em casa

Se você pretende abrir um negócio no ambiente residencial, saiba que você pode atuar nos seguintes segmentos: confecções; contabilidade; cosméticos; publicidade e computação gráfica; alimentos e consultorias em geral. Independente de atuar em uma dessas atividades, em casa ou no escritório, você deve ter em mente que o segredo do sucesso para quem começa um novo negócio é o esforço, planejamento, que inclui a definição de metas, lucros e objetivos. 

Pontos positivos de se abrir um negócio em ambiente residencial

O bom de atuar em uma atividade remunerada que funciona em casa é a autonomia com relação a horário. Além disso, a alimentação pode ser mais saudável, já as tentações dos restaurantes não são vistas com tanta frequência quanto se você trabalhasse em uma empresa. Outro fator bom é que não perde tempo com o trajeto para o emprego, pois ele está na sala ao lado ou até a poucos passos da sua cama.

Saiba mais sobre: Home office-dicas para trabalhar em casa

 

Estude o mercado que pretende atuar (Foto: Divulgação)

Lado negativo de se trabalhar em casa

A parte ruim de montar um negócio em casa é que justamente a dificuldade de separar as atividades remuneradas os afazeres domésticos. Se a organização não acontecer você pode trabalhar demais ou menos que o necessário, prejudicando seu desempenho. O mercado formal também pode julgar que você é um amador só porque tem um escritório em casa, em vez de ter uma sala comercial, o que dificulta transações comerciais.

O planejamento é o primeiro passo para abrir um negócio

Após verificar se a atividade que deseja exercer pode ser efetivada no conforto do seu lar, é hora de planejar. Liste o que vai precisar mudar no ambiente familiar para que atenda o que necessita para começar a ganhar dinheiro, verifique o quanto de dinheiro poderá ser investido.  Não exagere nos investimentos até ter certeza que de o negócio vai dar certo. Organizações como o Sebrae possuem cursos focados para quem quer ser dono do seu próprio negócio e pretende montar algo em casa. Antes de começar qualquer atividade empresarial ou comercial faça uma pesquisa de mercado.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.