Menu

Serviços

Atualizado em 4 de maio de 2011, às 11:00 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Como Montar Lanchonete

como montar lanchonete011 Como Montar Lanchonete

Esse artigo é voltado para todos aqueles que tem um espírito empreendedor dentro de si, e que deseja muito abrir um negócio próprio. Muitas pessoas que desejam abrir uma empresa sempre pensam, na maioria das vezes, em montar uma lanchonete. Mas por que isso acontece? Simples: Esse é um dos últimos setores que podem ser abalados por crises econômicas, e sempre existe demanda (pois todo ser humano precisa comer para continuar vivo). Logo, uma lanchonete é garantia de dinheiro em caixa todos os dias, e se adapta a qualquer tipo de público.

Investir em uma lanchonete é algo que ao mesmo tempo é rentável e competitivo, pois como acabamos de citar, qualquer empreendedor que deseja abrir uma empresa, logo pensa em uma lanchonete. Por isso existem lugares para comermos nosso lanchinho em cada esquina da cidade, se parar para refletir.

como montar lanchonete02 300x200 Como Montar Lanchonete

Mas obstáculos sempre existirão ao se abrir uma empresa, então o fato de existir concorrência não é algo que deva desanimar o empreendedor jamais, mesmo com um mercado competitivo. Sempre há espaço para uma boa lanchonete, que pode fazer a diferença entre as demais e ser considerada a “melhor da rua” ou “melhor do bairro”. Isso só o tempo dirá.

Para começar, a primeira coisa que se deve decidir ao querer montar uma lanchonete é escolher o ponto comercial. Esse é o principal motivo que levará ao sucesso do negócio, e precisa estar próximo a lugares movimentados e empresas, lembre-se disso. Não importa se o ponto comercial será longe de sua casa, a lanchonete precisa ser em um local que haja um grande fluxo de pessoas.

como montar lanchonete03 300x225 Como Montar Lanchonete

Depois de escolher o local, você pode escolher mais facilmente qual o produto que pretende oferecer. Esse é o segundo passo, e que vai estar diretamente ligado ao público que a lanchonete vai atender. Muita atenção nessa hora. Temos que ter em mente que para montar uma lanchonete, a estrutura do local vai depender muito do tipo de negócio que você deseja abrir. Podemos citar por exemplo, lanchonetes em shopping centers que tem uma estrutura melhor elaborada e um investimento mais pesado, ou lanchonetes em pontos de grande movimentação, onde existem poucas cadeiras e mesas, para que assim o cliente possa comprar o lanche rapidamente e sair, gerando rotatividade.

Dadas essas dicas e definido o local de atividade e o público alvo, é hora de construir o local. Transformar a idéia em realidade. Toda a instalação deverá ser feita, as fiações, os balcões e freezers, as cadeiras e o maquinário em geral, para que o atendimento possa acontecer e o cliente se sentir o mais confortável possível. Não se esqueça também de cuidar dos banheiros e do local onde ficará o estoque.

como montar lanchonete04 281x300 Como Montar Lanchonete

Alguns equipamentos que normalmente existem em uma lanchonete são os seguintes:

- Freezers;
- Geladeira;
- Balcão;
- Chapas;
- Exaustor;
- Espremedor de frutas;
- Liquidificador;
- Estufa;
- Fritadeiras;
- Forno;
- Talheres, prato, copos, e utensílios de cozinha;
- Mesas e cadeiras;
- Caixa,
- Móveis e utensílios à sua escolha.

como montar lanchonete05 300x225 Como Montar Lanchonete

Importante lembrar que não é necessário adquirir todos os equipamentos. Isso vai depender de onde você irá atuar, e todos os detalhes citados acima. Normalmente, um investimento inicial para uma lanchonete fica em torno de R$ 30.000, e de acordo com o tamanho do lugar, será necessário um gerente, um caixa, um chapeiro e outros funcionários para atendimento ao cliente. Cuidado especial deve ser tomado com produtos perecíveis, que devem ser comprados em quantidade reduzida. Produtos não perecíveis podem ser comprados em maior quantidade. Tenha cuidado também com as normas da vigilância sanitária.