Menu

Decoração

Atualizado em 14 de agosto de 2011, às 23:40
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como Montar Jardins Verticais, Dicas

240991 Jardins Vertificais Dicas de Como Montar um 2 300x225 Como Montar Jardins Verticais, Dicas

Uma alternativa para poupar espaço e decorar um ambiente são os jardins verticais ou painéis verticais, eles não ocupam muito espaço, na maioria das vezes apenas uma parede, e são uma ótima opção para aqueles que moram em apartamento ou em locais pequenos onde não há espaço disponível para colocar terra e plantar no chão. Este tipo de jardim é tendência principalmente nas grandes cidades, onde já não vemos áreas verdes como antes. As espécies de plantas que requerem uma pequena quantidade de água e poucos nutrientes para se desenvolverem, são as mais adequadas neste caso.

Além de deixar o ambiente muito mais bonito e aconchegante o jardim vertical ainda trás os benefícios das plantas que ajudam a filtrar a poluição causada por gases e substâncias que ficam suspensas no ar, a camada de 240991 Jardins Vertificais Dicas de Como Montar um 1 300x206 Como Montar Jardins Verticais, Dicasmassa vegetal em paredes ou muros ainda ajuda na redução de ruídos do tráfego. Se você se interessou então anote os matérias necessários e faça o seu próprio jardim vertical:

  • Parede: utilize uma parede livre, pode ser no quintal ou até mesmo dentro de casa, ela deve ser muito bem impermeabilizada com tinta especial emborrachada e ter uma boa iluminação, se o jardim for feito dentro de casa então as plantas necessitarão de luz artificial, nos dois casos tome cuidado com o excesso de insolação, pois as plantas utilizadas em jardins verticais não toleram muita luz direta.
  • Treliça: pode ser de plástico ou bambu, são opções fáceis e baratas, encontradas facilmente em lojas especializadas e fixadas na parede por meio de parafusos.
  • Vasos: os antigos xaxins foram substituídos pelos vasos de fibra de coco, além de possuírem baixo custo, atuam como proteína e facilitam o crescimento e o enraizamento das plantas, são duráveis, permeáveis e fungicidas naturais que manterão suas plantas sempre saudáveis.
  • Plantas:  Nem todas são adequadas para este tipo de jardim. Algumas alternativas são as bromélias, samambaias, orquídeas, epífitas, peperômias, palmeira rósea, patas de elefante, entre outras. Se o seu jardim ficará próximo a uma churrasqueira ou a cozinha, prefira as ervas.
  • Barba de Velho: será utilizada na decoração dos vasos.

Ao montar o jardim vertical tome cuidado com o espaço deixado entre as plantas, calcule o tamanho suficiente para que elas cresçam normalmente. Existem duas opções no plantio, você pode plantá-las em vasinhos plásticos e depois colocá-las nos vasos cerâmicos ou até mesmo plantá-las diretamente nos vasos de fibra de coco, neste caso coloque terra e adubo. Utilize a barba de velho para preencher os espaços vazios e decorá-los, 240991 Jardins Vertificais Dicas de Como Montar um 3 300x240 Como Montar Jardins Verticais, Dicasdesta forma você esconde possíveis imperfeições e deixa o jardim com uma aparência mais legal. Coloque ganchos nos vasos e pendure-os na treliça, desta forma podem ser retirados para manutenção ou remanejados de acordo com a necessidade de cada planta e não se esqueça de regá-las diariamente.

Se a grana tiver curta você pode usar materiais que tem casa mesmo, uma opção a treliça é o uso de telas, grades de portão ou janelas, ou uma moldura de madeira, aquelas que você não usa mais e está lá encostada só ocupando lugar, eles podem ser estilizados, com efeito de ferrugem ou até mesmo pátina. No caso das molduras de quadro você pode pendurar os vasinhos diretamente na parede dentro da moldura, se a sua parede for de tijolo a vista fica ainda mais bonito! Os vasos de coco podem ser substituídos por vasos de plástico ou até mesmo latas de metal, como as de achocolatado, qualquer pessoa pode ter um espaço verde em casa só é preciso usar a criatividade.