Menu

Notícias

Atualizado em 29 de março de 2012, às 16:40 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Como mobiliar casas pequenas

Os móveis da casa pequena devem valorizar a economia de espaço e as proporções adequadas para não interferir na circulação dos moradores.
419100 Como mobiliar casas pequenas 2 Como mobiliar casas pequenasA sala pequena foi decorada com móveis que economizaram espaço.

Depois de comprar ou alugar um imóvel, o morador precisa tomar algumas decisões para mobiliá-lo adequadamente. Para acertar na escolha dos móveis, é importante reconhecer as necessidades de cada cômodo, considerar o conforto da família e optar por produtos que sejam acessíveis ao orçamento.

O desafio de planejar a mobília se torna ainda maior quando a casa ou apartamento tem espaço limitado. Desta forma, é preciso conhecer as medidas do cômodo para comprar móveis condizentes com o tamanho da área. O imóvel pequeno requer uma decoração inteligente, por isso a escolha dos itens mobiliários deve ser feita com cautela, buscando o equilíbrio e a harmonia.

Como escolher os móveis da casa pequena?

Ao escolher os móveis, é essencial respeitar as regras de proporção. Ou seja, peças grandes e pomposas não podem decorar uma área com espaço limitado, na verdade devem ser substituídas por itens compactos. Outro ponto importante na hora de mobiliar a casa é começar sempre pelo essencial, deixando os móveis complementares em segundo plano.

Numa casa pequena, não é recomendado exagerar na quantidade de peças que compõem a decoração, por isso os moradores devem preservar apenas os móveis básicos no ambiente. Quando muitos móveis e acessórios compõem uma área, podem interferir na circulação das pessoas e dificultar a limpeza.

419100 Como mobiliar casas pequenas 1 Como mobiliar casas pequenasMóveis multifuncionais ajudam a poupar espaço.

Na falta de espaço dentro da residência, é necessário encontrar meios de aproveitar ao máximo as dimensões. Desta forma, não dá para limitar as escolhas considerando apenas a estética dos móveis, na verdade o que mais importa é a funcionalidade de cada peça e a sua contribuição com o ambiente.

Como a área horizontal tem tamanho restrito e normalmente abriga os móveis básicos, é importante saber aproveitar as paredes ao mobiliar a casa. Os armários embutidos e determinados módulos ajudam a deixar o cômodo em ordem e visualmente menos poluído.

Para não tornar o espaço ainda mais limitado, é importante escolher móveis com cores claras e design discreto. Caso a mobília seja escura e rebuscada, os moradores passam a ter a sensação de que a área é ainda menor do que a realidade. Assim, sempre que possível, os tons escuros e melancólicos devem ser evitadas, tanto nos móveis como nas paredes.

419100 Como mobiliar casas pequenas Como mobiliar casas pequenasPrefira sempre móveis claros e discreto para não sobrecarregar o visual do ambiente.

Quando o orçamento permite fazer um investimento maior na compra de móveis, é recomendado optar pela mobília planejada. A estrutura sob medida ajuda a aproveitar melhor o espaço horizontal e vertical dentro da residência, além de facilitar a organização.

Aproveite as dicas para mobiliar a casa pequena com bom senso e criatividade.