Como misturar cores de tintas para parede

PUBLICIDADE

As pessoas que desejam mudar o visual da casa podem apostar numa nova cor nas paredes. Esta reforma é simples e descomplicada, mas exige bom gosto para eleger o melhor tom para decorar um determinado ambiente. Se nenhuma das cores satisfaz os moradores, existe a possibilidade de recorrer a mistura de tintas para pintar parede.

Nem sempre a cor sonhada para a parede está no catálogo. (Foto:Divulgação)

As cores das paredes

Escolher a cor ideal para pintar um determinado ambiente não é tarefa fácil. Antes de definir a tonalidade, vale a pena conhecer o significado de cada tom, o seu efeito estético e qual a sensação que vai criar no espaço decorado.

Com tantas opções de tintas e nuances disponíveis no mercado, fica complicado avaliar o sistema de cores para definir o melhor acabamento. De qualquer forma, é necessário conhecer a superfície para realizar a melhor pintura.

PUBLICIDADE

Quando a cor desejada não está presente no sistema de cores, a melhor alternativa para obter o tom e misturando. No entanto, o trabalho manual nem sempre tem resultados eficientes, por isso é necessário recorrer a uma máquina de mistura de cores.

Saiba mais: Como escolher a cor da tinta da sua casa?

A mistura das tintas não pode ser feita manualmente. (Foto:Divulgação)

Ao observar tantas opções no catálogo de tintas, as pessoas costumam ficar em dúvida entre dois ou mais tons. Para suprir esta dificuldade e conhecer o real efeito de cada cor, é interessante pedir amostras e fazer o teste na parede que será pintada. O resultado é sempre um pouco diferente do que o catálogo padrão apresenta.

Misturar tintas para parede: dicas

Não adianta contratar a mão-de-obra de um pintor experiente se o equipamento para misturar tintas não está disponível. A máquina tem como objetivo suprir várias dificuldades encontradas na execução do trabalho manual, como a tarefa de atingir o tom desejado e repeti-lo com exatidão. Um mínimo erro na quantidade de tintas usadas pode resultar em uma pintura com falhas e sem uniformidade.

Algumas fabricantes de tintas já desenvolveram suas próprias máquinas de mistura de cores. Estes equipamentos combinam as fórmulas e permitem obter milhares de tons diferentes.

Máquina de misturar tintas para pintar as paredes. (Foto:Divulgação)

O funcionamento da máquina que mistura tintas é muito simples: em uma base branca são adicionados corantes em proporções calculadas eletronicamente para não obter o tom errado. Depois, a máquina agita as substâncias, para obter uma cor homogênea. Para definir as cores usadas na mistura, basta escolher o código correspondente a ela, de acordo com o catálogo do fabricante.

PUBLICIDADE

A máquina de misturar cores oferece a possibilidade de criar um tom exclusivo para pintar a parede, mas o seu custo pode ser alto e pesar no orçamento da reforma. Ao utilizar o equipamento, o consumidor acaba pagando mais caro pelas tintas, em comparação com aquelas disponíveis no catálogo-padrão.

Veja também: Como pintar parede da casa, dicas

Leia também:

2 Comentários

  • queria uma parede vermelha.como posso misturar o branco com que cor

  • como misturar com para obter a cor amerela ou verde

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.