Menu

Criança

Atualizado em 13 de janeiro de 2012, às 19:31
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como melhorar o sono do seu filho

Para que o seu filho durma bem, estabeleça uma rotina diária para ele.
376876 Como melhorar o sono do seu filho 1 Como melhorar o sono do seu filhoEstabeleça uma rotina diária para o seu filho dormir melhor. (Foto: Divulgação)

Crianças que têm problemas para dormir acordam cansadas, estressadas e irritadas. Isso geralmente acontece quando elas trocam o dia pela noite ou quando não têm uma rotina estabelecida. Portanto, sabendo como melhorar o sono do seu filho, tanto ele como você conseguirão ter noites mais calmas e dias mais produtivos.

Como foi dito acima, estabelecer uma rotina diária é muito importante para que o seu filho consiga dormir bem à noite. Portanto, se ele ainda é bebê, dê-lhe um banho, amamente-o e dê-lhe algo para segurar como um paninho ou a própria orelha. Desse modo, quando ele acordar no meio da noite, ficará mais seguro e voltará a dormir rapidamente.

No entanto, se o seu filho já for maior, estabeleça todos os seus horários: de acordar, de comer, de fazer as tarefas de casa, de assistir televisão, de tomar banho e de dormir. Assim, o relógio biológico dele funcionará corretamente e ele conseguirá ter sono no momento necessário para que tenha uma boa noite de sonhos para acordar disposto no dia seguinte.

376876 Como melhorar o sono do seu filho 2 Como melhorar o sono do seu filhoO quarto do seu filho deve ser aconchegante e confortável. (Foto: Divulgação)

À noite, evite dar cafeína, leite ou açúcar para a criança. Chás e refrigerantes contém a cafeína, que é um grande estimulante, assim como os açúcares. Quanto ao leite, ele pode causar alergias em algumas crianças, causando distúrbios durante o sono e aumentando as secreções na garganta e nos pulmões.

O quarto do seu filho deve ser aconchegante e confortável para que ele possa passar bons momentos antes de dormir. Aparelhos eletrônicos estimulam o seu pensamento, portanto, retire-os desse ambiente. Por outro lado, um abajur com luz fraca e objetos lúdicos podem ajudá-lo a dormir.

Ao invés de mandar a criança dormir, diga para ela ir para o seu quarto. Desse modo, ela poderá ler um livrinho ou ouvir uma historinha enquanto o sono não chega. Se você mandá-la dormir, ela poderá ter problemas com o sono e não conseguirá dormir por não estar preparada para o momento.

376876 Como melhorar o sono do seu filho 3 Como melhorar o sono do seu filhoEvite dar cafeína e açúcar para a criança antes da hora de dormir. (Foto: Divulgação)

É durante o sono que as crianças recarregam as suas energias, colocando tudo o que aprenderam durante o dia na memória. Por isso, o sono é muito importante, não apenas para a saúde física do seu filho, mas também para a mental.