Menu

Brasil

Atualizado em 26 de maio de 2010, às 11:48 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Melhorar o Desempenho do seu Cérebro

melhorarcapacidadecerebral Como Melhorar o Desempenho do seu Cérebro

O cérebro ainda é um grande mistério, visto que sempre surpreende os cientistas que dizem, com base em estudos, que um homem comum usa somente 3% da sua capacidade cerebral.

Alguns gênios da história, como Einstein, alcançavam cerca de 10%.
Mas, mesmo usando apenas 3% de sua capacidade cerebral, um pouco mais, um pouco menos, o ser humano pode exercitar seu cérebro e melhorar sua capacidade. Para isso, será preciso sempre buscar conhecer e aprender coisas novas, tentar quebrar algumas rotinas e mudar hábitos.

Estudos da Neurociência, que é a ciência que estuda e mapeia o cérebro, mostra que o cérebro tem uma capacidade enorme de se adaptar e mudar a configuração de suas conexões, e ao exercitá-lo isso vai mante-lo ágil e saudável, pois isso faz com o cérebro saia do “ócio” e se esforce mais.

Dicas de exercícios para o cérebro:

Utilizar o mouse ou escovar os dentes com a mão contrária.

Essa é uma maneira simples de quebrar a rotina e também é uma excelente maneira de melhorar a coordenação motora, a concentração e até a criatividade.

Tentar escrever com a mão que não é a que você normalmente usa resultará em novas ligações que estarão sendo criadas entre seus neurônios, aumentando dessa forma o número de caminhos para o fluxo de informação.

Dicas para melhorar o desempenho do seu cérebro:

*Leia bastante e sempre. A leitura ajuda a trabalhar diversas regiões cerebrais e além de adquirir novas informações a pessoa estará estimulando as áreas visual e verbal;
*Mude de roupa com os olhos fechados;
*Use o relógio de pulso no braço contrário ao que sempre usa,
*Para escovar os dentes use a mão contrária;
*Experimente alimentos diferentes para estimular o paladar;
*Converse muito com pessoas diferentes;
*Veja fotos de outros ângulos (de cabeça para baixo, por exemplo);
*Mude de caminhos para ir aos lugares;
*Experimente andar de trás para frente em sua casa;
*Faça um curso de dança ou de outra língua;
*Faça um curso de pintura, que estimula o lado direito do cérebro e libera a criatividade;

Experimente usar essas dicas e dessa maneira mude sua rotina, procurando fazer isso com prazer, de maneira divertida. E se divirta com as situações engraçadas, mas, não se de por vencido continue tentando até estar craque.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.