Menu

Bem Estar

Atualizado em 17 de março de 2012, às 6:05 por Talita
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como manter seu cão sempre cheiroso

Para conservar os cães limpos e cheirosos, alguns cuidados devem ser tomados antes, no momento do banho e depois dele.

Para conservar os cães limpos e cheirosos, alguns cuidados devem ser tomados antes, no momento do banho e depois dele. Não lave seu bichinho em água quente, opte pela temperatura morna ou quase fria. Orelhas e olhos do animal precisam ser higienizados com lenços umedecidos. Evite que a água do banho entre no ouvido do cão. Use um shampoo adequado ao seu cachorro e não recorra ao seu, porque os ingredientes podem lhe causar alergias. Para cães com pelos longos é bom usar um condicionador.

409852 Como manter seu cão sempre cheiroso Como manter seu cão sempre cheiroso Use shampoos específicos para cães (Foto: divulgação)

Seque bem o pelo, com a toalha e um secador (porém, não aproxime demais o aparelho para que o cão não fique assustado) em temperatura morna e velocidade baixa. Após lavar o cachorro, aproveite para desembaraçar os pelos, para que não se formem nós. Use uma escova específica para pentear os pelos no sentido do crescimento.

Um condicionador em spray pode ajudar a umedecer a pelagem antes de iniciar a escovação. Se surgirem nós, remova-os usando uma pequena quantidade de óleo para bebê ou um líquido próprio para desembaraçar. Para deixá-lo cheiroso aplique um condicionador especial na pele do cão após o banho.

Cachorros também podem ter mau hálito, em decorrência da formação de tártaro, o que pode levar à gengivite, uma inflamação na gengiva. Para evitar esse problema escove os dentes de seu animal de estimação pelo menos uma vez por semana com uma escova pequena e macia ou use escova de dedo, com pasta de dente ou uma solução feita especialmente para animais de estimação. No entanto, tome cuidado com o creme dental comum porque além de fazer muita espuma, pode causar irritação no estômago do cachorro, se ele engolir.

Depois que o animal de estimação estiver limpo, pode-se aplicar um perfume em spray canino, mas evite a região do focinho. Para que seu cachorro continue limpo após o banho sempre o escove. A escovação deve ser feita uma vez por semana, se ele tiver pelo curto, ou diariamente, caso tenha uma pelagem longa ou pesada. Escovar retira a sujeira, os pelos mortos e os parasitas, além de deixar a pelagem com brilho.

409852 Como manter seu cão sempre cheiroso2 Como manter seu cão sempre cheiroso Não esqueça de escovar a pelagem (Foto: divulgação)

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL