Menu

Saúde

Atualizado em 25 de julho de 2011, às 22:50 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como Manter a Calma em Momentos Difíceis

manter a calma nos momentos dificeis1 300x200 Como Manter a Calma em Momentos DifíceisCom certeza você já passou por momentos difíceis na sua vida e o que você mais precisou nesse momento foi manter a calma, mas como isso é possível diante de tanta insegurança e tensão? A grande maioria das pessoas não consegue manter a calma, mas cada uma reage de maneira diferente quando se encontram diante de situação ou momentos difíceis. Às vezes a vida nos prega peças que nos deixam impotentes como: uma doença, traição, perda de uma pessoa querida, desemprego, diante de uma dor, em fim são muitas as adversidades que podem causar momentos difíceis em nossa vida e sempre parecem ser maiores do as nossas próprias forças que faz com que nos sintamos incapazes e frustrados diante do problema. E é justamente nessa hora em que a nossa incapacidade começa a tomar conta do nosso ser e a vontade de desistir e de parar de lutar parece ser maior.

Como fazer para encarar as dificuldades

É na hora das dificuldades que muitas vezes descobrimos a nossa força, pois é nesse momento em que as nossas emoções estão sendo testadas e é nessa hora que precisamos ser fortes, não nos entregando para o medo, mas lutando contra ele tendo muita fé e confiança. A nossa fé faz com que tenhamos forças para lutar e a fé em Deus nos impulsiona a sermos pessoas fortes nos mostrando um caminho a seguir de forma segura. Uma historia bem comum pode mostrar como somos infinitamente capazes, mas é do ser humano se acomodar com a situação. “Um fazendeiro vivia em uma casinha humilde com sua família e o que sustentava a casa era o leite tirado de uma vaquinha que todos os dias pela manhã era ordenhada e o leite vendido para o seu sustento, a fazenda era grande e tinha muitos campos, mas nada era usado. Quando foi um dia, deu um temporal e a vaquinha foi atingida por um raio e morreu, ao acordar o fazendeiro procurou a vaquinha, mas ela estava morta. Tal foi a surpresa e o desespero do fazendeiro, e agora como iria sustentar a sua família? Foi então que ele teve que procurar outra maneira de sobreviver. Comprou sementes para plantar e a sua vida mudou, hoje ele é um fazendeiro de grande porte tem vários empregados. Moral da historia, não se apegue em pequenas coisas e nem se acomode, pois a vida pode oferecer várias oportunidades e você deve saber aceitá-las para crescer e ser uma pessoa melhor”.

manter a calma em momentos dificeis 2 300x199 Como Manter a Calma em Momentos DifíceisPorque manter a calma?

Manter a calma é uma grande virtude se não a maior delas, pois uma pessoa que consegue manter a calma em situações difíceis não perde nunca a razão e consegue controlar a situação sem perder o prumo das suas próprias emoções e evita o tão comum auto sequestro emocional. Manter a calma é muito importante, principalmente se você esta a frente uma pessoa descontrolada, pois quem está com o descontrole é quem está a sua frente e não você, por isso você tem que mostrar que tem o controle da situação por pior que seja, pois dessa forma você aprende a lidar com as suas emoções. Muitas pessoas desesperadas tomam atitudes impensadas e acabam tendo prejuízos irreparáveis. No trabalho é muito importante manter a calma, pois nem sempre tudo é flores e pode acontecer de um dia você encontrar uma pedra em seu caminho e dependendo da sua reação, você pode até perder o trabalho e como os tempos não estão tão bons assim para arrumar outro trabalho é melhor manter a calma mesmo.

manter a calma em momentos dificeis 3 225x300 Como Manter a Calma em Momentos DifíceisPara concluir:

Uma dica muito antiga, mas que sempre dá certo é contar até dez e respirar fundo quando estiver em um momento difícil, pois vai ajudar a você a colocar os pensamentos em ordem e a refletir melhor podendo contornar a situação e sair da crise com dignidade e confiança.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.