Bem Estar

Como limpar um filtro de água

Por Isah
A limpeza do filtro deve ser realizada com certa frequência para não afetar a qualidade da água.

O filtro é um elemento importante na rotina das pessoas, afinal, ele que proporciona água livre de impurezas para o consumo. Disponível em várias versões, ele pode apresentar sua estrutura feita de barro ou plástico, material este que mantém contato direto com a água.

Com um sistema mais simples do que o purificador moderno, o filtro funciona através de uma vela que impede a passagem de resíduos e torna a água potável apropriada para ser ingerida. Com uma estrutura simples e básica, o filtro apenas remove a sujeira que pode afetar a água, mas não se compromete em reduzir a quantidade de cloro e bactérias.

É importante que o indivíduo consuma dois litros de água ao dia, portanto, vale a pena se preocupar com a conservação e limpeza do filtro usado pela família. Quando a manutenção é realizada adequadamente, as pessoas desfrutam de uma água pura, de qualidade e visualmente bem tratada.

Para que o filtro possa ter o desempenho esperado, é fundamental que a fonte da água ofereça o devido tratamento ao líquido, no caso seria a rede pública de saneamento que atua no município.

Como limpar o filtro de água?

O filtro de barro pode acumular sujeira que afeta a saúde, por isso é importante limpá-lo.

1. Como as velas que fazem a filtração retêm partículas, é importante retirá-las para fazer uma limpeza. No caso do abastecimento por caixa d’água, é possível eliminar a sujeira acumulada na vela com um intervalo de tempo maior. Mas, existem fontes que não são tão confiáveis, o que acaba obrigando uma limpeza semanal das velas.

2. Para remover todas as impurezas que possam interferir na qualidade da água, procure lavar o filtro pelo menos uma vez por semana. No caso de um aparelho de plástico, use um pouco de sal para esfregar o seu interior. A limpeza do filtro de barro também pode contar com uma ajuda caseira, basta friccionar uma casca de limão no interior, em seguida lavar com água.

3. A lavagem das velas e do filtro pode ser feita também com o uso de uma bucha e detergente neutro inodoro. Depois do enxague, misture água com um pouco de água sanitária para efetuar a desinfecção das velas, deixando-as de molho fora do filtro por aproximadamente 10 minutos. Para quem usa galão no aparelho, é necessário também limpar o suporte periodicamente para não acumular lodo.

Com o filtro limpo, a água fica ideal para o consumo.

Os perigos de um filtro sujo

– Pode causar infecções por causa de fungos e protozoários;

– Aumenta as chances de diarreia;

– Em casos de contaminação, desencadeia dores de barriga, náuseas e vômito.

Faça a higienização do filtro com frequência e consuma uma água mais saudável.

Recomendado para você
Bem Estar

CVC Turismo e CVC Viagens: Pacotes Promocionais

Bem Estar

Como Remover Manchas de Roupas

Bem Estar

Como Fazer uma Dieta Corretamente

Bem Estar

Tendências de tatuagens masculinas para 2017 (mais de 100 fotos incríveis)

Comentários
  1. Karoline disse:

    o filtro do meu serviço ta saindo uns negocinhos verde, acho que é o lodo, e eu estou gravida. Pode fazer mal para o bebe ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *