Tecnologia

Como limpar tela de smartphone e tablet

Por Andre
Depois de um uso prolongado, as telas de smartphones e tablets devem ser limpas, o que ajuda no aumento da vida útil desses aparelhos.

Assim como aparelhos de TV e DVD, som, computadores e outros produtos eletrônicos, o smartphone e o tablet também precisam de uma boa limpeza, ainda mais que eles te acompanham diariamente por todos os lados, sendo tirados do bolso ou da mochila a toda hora e algumas vezes colocados em cima de superfícies nem tão limpas assim.

Nesses dois gadgets, que precisam do toque dos dedos em suas telas para funcionarem, é muito comum encontrar gordura deixada pelos dedos e também vários outros resíduos, como partículas de poeira, respingos e restos de alimento. Além de uma questão de higiene, a limpeza da tela de smartphones e tablets é algo que pode aumentar a vida útil dos aparelhos, pois a sujeira acumulada pode acabar estragando a tela sensível ao toque.

Algumas pessoas têm o costume de limpar a tela de LCD dos aparelhos passando a camiseta, usando papel higiênico ou um pano qualquer. Tais atitudes até podem limpar momentaneamente, mas não são as ideais, pois as telas touchscreen necessitam de cuidados especiais.

Não deixe de ler: Telas de LCD e Plasma: Como limpar, dicas

Confira também: Dicas para limpar laptop

O que usar

Produtos simples podem ajudar a tirar as marcas de dedo na tela de LCD.

Para uma limpeza mais completa das telas de smartphones e tablets, você vai precisar de um pano que não solte fiapos ou de um pano antiestático, de microfibra, vendido em lojas de informática ou de produtos fotográficos (note que alguns aparelhos vêm acompanhados desse tipo de pano).

Como limpar

Para as limpezas mais pesadas pode ser necessário usar um produto específico para eliminar a sujeira.

A primeira coisa a se fazer é desligar o smartphone e/ou o tablet. Em seguida, basta passar o pano suavemente na tela, sem fazer nenhuma pressão. Faça movimentos circulares, dando ênfase às regiões com maior quantidade de marcas de dedos e sujeira e continue a limpeza até que elas desapareçam.

Outras alternativas

Um pano que não solte fiapos é o recomendado para limpar esse tipo de tela.

Em alguns casos, a sujeira já está acumulada há um bom tempo na tela do smartphone ou do tablet, e a limpeza mais simples não será suficiente para retirar a sujeira pesada. Sendo assim, você pode usar outras alternativas, como o álcool isopropílico, vendido em farmácias e lojas de eletrônicos.

Você deve umedecer um pano que não solte fiapos com a substância (sem exagerar) e passar o pano na tela, esfregando com muito cuidado e evitando que o líquido escorra para outras partes do aparelho.

Além do álcool isopropílico, outra boa alternativa para limpar a tela de smartphones e tablets é o kit de limpeza vendido em lojas especializadas. Geralmente ele contém substâncias específicas para retirar a sujeira acumulada, pincel para retirar o pó e um pano que não solta fiapos, deixando a limpeza muito completa.

Evite

Nunca use o álcool doméstico, aquele que fica na cozinha ou no banheiro da sua casa, para limpar a tela de smartphones e tablets, pois ele não é próprio para esse tipo de limpeza, podendo estragar a tela LCD. Limpadores de vidros e outras substâncias similares também devem ser evitadas.

Recomendado para você
Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Tecnologia

QR CODE: O que é, como funciona

Serviços

Activia GVT Login

Serviços

Teste Copel Velocidade

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *