Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como limpar sapatos de corda ou cortiça

Como limpar sapatos de corda ou cortiça

Alguns modelos de calçados com materiais especiais voltaram à moda, há algumas temporadas. É o caso, por exemplo, das espadrilhas, que são muito confortáveis, femininas e que, em geral, levam corda em seu solado. O mesmo vale para a cortiça, que também apareceu em muitos calçados, principalmente em sandálias. Estes detalhes estão super em alta e vão continuar, na primavera e no verão. Vale a pena saber como limpar sapatos de corda ou cortiça, mantendo-os bonitos, por muito mais tempo.

Calçados com detalhes artesanais continuam em alta (Foto: Divulgação)

Como limpar sujeiras leves

Qualquer esbarrão é capaz de sujar corda e cortiça nos sapatos. Todo mundo quer usar calçados impecáveis, mas não é indicado lavar estes materiais, por qualquer sujeirinha. Para limpar sujeiras leves, vale a pena apostar na receita mais antiga e simples: pano úmido. Basta molhar um tecido e, com delicadeza, esfregá-lo no sapato, fazendo movimentos de vai e vem. Assim que a sujeira sair, use outro pano (seco) e repita o procedimento, retirando todo o excesso de água. Deixe secar à sombra, em seguida.

Algumas marcas leves de sujeira também podem ser removidas, de uma forma curiosa. Basta usar a borracha escolar para limpar sapatos de corda ou cortiça. Achou estranho? Pois saiba que funciona. É só esfregar a borrachinha, com leveza e, conforme sair a sujeira, remover o excesso de borracha, no material. É possível que a parte limpa fique mais branca do que as outras. Neste caso, basta esfregar um pouco a borracha, nas áreas ao redor, igualando a cor.

Sujeiras leves saem com pano úmido ou borracha (Foto: Divulgação)

Como limpar sujeira pesada

Não é indicado lavar sapatos de corda ou cortiça, tal como se faz com outros calçados. Também não é nada bom deixá-los secar ao sol, pois isso irá danificar o material. Para sujeiras pesadas, que não foram removidas com as dicas anteriores, será necessário partir para um tratamento de choque. Isso pode ser feito com uma substância, chamada Terebentina, que é um solvente usado em artes plásticas. Procure-o em casas de artesanato. Aplique um pouco do líquido num pano, passando-o no calçado, com bastante delicadeza. Assim que a sujeira for removida, repita o procedimento com o pano molhado em água, retirando o produto. Em seguida, basta secar, com um pano seco.

A cortiça, bem como a corda, não devem secar ao sol (Foto: Divulgação)

Existe um selante para sapatos especial. Ele pode ser encontrado em lojas de calçados de couro. Vale muito a pena usá-lo nos sapatos de cortiça. Ele cria uma camada protetora no salto (ou em outras partes de cortiça), evitando a absorção de água e facilitando a remoção de sujeiras. Basta aplicá-lo, usando um pedacinho de pano.

Recomendado para você
Bem Estar

Sinais que indicam traição

Beleza

Mousse de cabelo: conheça os tipos e aprenda a usar

Bem Estar

Tratamento caseiro para gota

Bem Estar

Jardins para casas pequenas: dicas

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *