Menu

Moda

Atualizado em 26 de setembro de 2013, às 14:54
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como limpar sapatos de corda ou cortiça

Estes materiais exigem cuidado especial, na hora da limpeza. Saiba como limpar sapatos de corda ou cortiça.

Alguns modelos de calçados com materiais especiais voltaram à moda, há algumas temporadas. É o caso, por exemplo, das espadrilhas, que são muito confortáveis, femininas e que, em geral, levam corda em seu solado. O mesmo vale para a cortiça, que também apareceu em muitos calçados, principalmente em sandálias. Estes detalhes estão super em alta e vão continuar, na primavera e no verão. Vale a pena saber como limpar sapatos de corda ou cortiça, mantendo-os bonitos, por muito mais tempo.

657107 Como limpar sapatos de corda ou cortiça.1 600x600 Como limpar sapatos de corda ou cortiçaCalçados com detalhes artesanais continuam em alta (Foto: Divulgação)

Como limpar sujeiras leves

Qualquer esbarrão é capaz de sujar corda e cortiça nos sapatos. Todo mundo quer usar calçados impecáveis, mas não é indicado lavar estes materiais, por qualquer sujeirinha. Para limpar sujeiras leves, vale a pena apostar na receita mais antiga e simples: pano úmido. Basta molhar um tecido e, com delicadeza, esfregá-lo no sapato, fazendo movimentos de vai e vem. Assim que a sujeira sair, use outro pano (seco) e repita o procedimento, retirando todo o excesso de água. Deixe secar à sombra, em seguida.

Algumas marcas leves de sujeira também podem ser removidas, de uma forma curiosa. Basta usar a borracha escolar para limpar sapatos de corda ou cortiça. Achou estranho? Pois saiba que funciona. É só esfregar a borrachinha, com leveza e, conforme sair a sujeira, remover o excesso de borracha, no material. É possível que a parte limpa fique mais branca do que as outras. Neste caso, basta esfregar um pouco a borracha, nas áreas ao redor, igualando a cor.

657107 Como limpar sapatos de corda ou cortiça..2 600x600 Como limpar sapatos de corda ou cortiçaSujeiras leves saem com pano úmido ou borracha (Foto: Divulgação)

Como limpar sujeira pesada

Não é indicado lavar sapatos de corda ou cortiça, tal como se faz com outros calçados. Também não é nada bom deixá-los secar ao sol, pois isso irá danificar o material. Para sujeiras pesadas, que não foram removidas com as dicas anteriores, será necessário partir para um tratamento de choque. Isso pode ser feito com uma substância, chamada Terebentina, que é um solvente usado em artes plásticas. Procure-o em casas de artesanato. Aplique um pouco do líquido num pano, passando-o no calçado, com bastante delicadeza. Assim que a sujeira for removida, repita o procedimento com o pano molhado em água, retirando o produto. Em seguida, basta secar, com um pano seco.

657107 Como limpar sapatos de corda ou cortiça.3 600x600 Como limpar sapatos de corda ou cortiçaA cortiça, bem como a corda, não devem secar ao sol (Foto: Divulgação)

Existe um selante para sapatos especial. Ele pode ser encontrado em lojas de calçados de couro. Vale muito a pena usá-lo nos sapatos de cortiça. Ele cria uma camada protetora no salto (ou em outras partes de cortiça), evitando a absorção de água e facilitando a remoção de sujeiras. Basta aplicá-lo, usando um pedacinho de pano.