Menu

Criança

Atualizado em 7 de agosto de 2012, às 7:16 por Talita
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como limpar quarto de bebê: dicas

Confira dicas para limpar o quarto do bebê e evitar alergias que venham da poeira e de ácaros.

A limpeza do quarto do bebê deve ser feita com cuidado para evitar que ele posa desenvolver alergias por causa da poeira ou de ácaros. No momento em que for escolher os móveis para decoração do quarto do bebê os pais já podem optar por móveis que facilitem a limpeza, como por exemplo, berços que tenham espaço entre o estrado e o chão para que a higienização seja mais rápida e com intervalos menores.

497196 limpeza quarto bebê 2 600x600 Como limpar quarto de bebê: dicasA limpeza deve ser feita periodicamente (Foto: divulgação)

Móveis que tenham acabamentos laváveis como os laqueados, por exemplo, podem ser limpos com sabão de coco e uma bucha macia. Porém, existem peças mais baratas feitas de fórmica com acabamento em PVC. As cortinas também devem ser feitas com panos leves, que possam ser lavados com facilidade e não juntem poeira.

Dicas para limpar o quarto do bebê

Antes de começar a limpar o quarto do bebê, o mais importante é levar o bebê para outro cômodo. Para evitar que bactérias e sujeiras da rua cheguem ao quarto do bebê evite entrar em seu quartinho com o mesmo sapato com que saiu de casa. Troque por outro antes de ir até lá. A iluminação do quarto do bebê deve ser natural: deixe as janelas abertas para que o sol entre (por pelo menos três horas) e o quarto seja ventilado, para que não surja mofo.

497196 limpeza quarto bebê 3 600x600 Como limpar quarto de bebê: dicasDê preferência a materiais hipoalergênicos (Foto: divulgação)

Para tirar a poeira, não use a vassoura ou o espanador que a espalham fazendo com que as partículas menores fiquem suspensas no ar. Use panos de chão úmidos com desinfetante dissolvido em água ou com produtos neutros. Substâncias que tenham cheiro forte não devem ser usadas.

Veja também: Iluminação para quarto de bebê: dicas

Como Decorar Quarto de Bebê Gastando Pouco

O que não usar na limpeza do quarto do nenê

Não deixe almofadas no berço do bebê. Ursinhos de pelúcia acumulam muita poeira, por isso, troque-os por bichinhos de plástico ou pano que podem ser higienizados com mais facilidade. Esqueça o lustra móveis, pois os componentes químicos do produto permanecem no ar e podem irritar o bebê. Os móveis e os objetos do quarto também devem ser limpos com panos úmidos.

497196 limpeza quarto bebê Como limpar quarto de bebê: dicasO quarto deve ser bem ventilado e receber a luz do sol (Foto: divulgação)

Carpetes e tapetes juntam muita poeira, por isso não devem ser usados. Se você não abre mão de ter um tapete no quarto da criança, opte pelos de borracha que podem ser lavados ou por peças de nylon antibactericida que podem ser colocados para lavar na máquina. Com estas dicas para higienizar o quarto do bebê, você evita que a poeira e os ácaros atuem como causadores de alergias.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.