Menu

Tecnologia

Atualizado em 26 de julho de 2012, às 10:17 por Paulo Lima ()
Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Como limpar notebook: cuidados, dicas

Limpar o notebook regularmente é fundamental para a sua manutenção. Abaixo, você pode conferir os cuidados que deve tomar na hora de efetuar este procedimento.
491855 Como limpar notebook – cuidados dicas Como limpar notebook: cuidados, dicasLimpar o notebook regularmente é fundamental para a sua manutenção. (Foto: Divulgação)

Assim como os computadores convencionais, os laptops também precisam passar por uma limpeza regularmente. Isso é extremamente importante para a manutenção do equipamento e evitar o acúmulo de sujeira em alguns de seus componentes.

Além disso, ter este tipo de cuidado com o notebook também é uma questão de higiene. Com o passar do tempo, ele pode acumular poeira, farelo de comida e outros componentes que propiciam o desenvolvimento de microrganismos nocivos à saúde.

Por isso, a recomendação é que você faça a limpeza do seu notebook sempre que achar necessário. E para executá-la com sucesso, separamos algumas dicas e cuidados que você deve colocar em prática. Confira!

Veja também: Como limpar o computador – dicas e cuidados.

Materiais

491855 Como limpar notebook – cuidados dicas1 Como limpar notebook: cuidados, dicasMateriais abrasivos e do tipo multiuso devem ser evitados. (Foto: Divulgação)

Para limpar o seu aparelho, você vai precisar dos seguintes materiais: pano macio (sem fiapos), pincel fino de cerdas macias, cotonete, água e lata de ar comprimida. Outra opção é usar miniaspiradores, disponíveis em vários sites de compra da internet e em algumas lojas especializadas.

Se você quiser usar limpadores especiais, evite aplicá-los diretamente no laptop. Além disso, não utilize produtos de limpeza abrasivos ou multiuso, pois eles podem comprometer o funcionamento de alguns componentes.

Dicas e cuidados na hora da limpeza

491855 Como limpar notebook – cuidados dicas2 Como limpar notebook: cuidados, dicasComo o notebook é mais sensível do que um computador comum, é preciso tomar muito cuidado para não danificar as suas peças. (Foto: Divulgação)

Você pode começar a limpeza pela parte externa do notebook e isso exclui o teclado, a tela e as entradas e saídas do aparelho. Umedeça um pano levemente em água e passe sobre toda a sua superfície. Depois, utilize um pano seco para remover qualquer excesso de umidade.

Faça a limpeza das entradas e saídas do laptop com um cotonete. Entretanto, passe-o apenas nas bordas externas, já que dentro dos contatos há o risco de enroscar e soltar fiapos. Um pincel fino também pode auxiliar na remoção da sujeira.

Para limpar a tela de LCD, use um pano macio e esfregue sem fazer pressão até remover as sujeiras maiores. Caso haja marcas de gordura, umedeça o pano com água ou com algum produto especifico. Apenas se lembre de nunca espirrar o produto diretamente na tela.

Saiba como limpar a tela do notebook.

O teclado também exige atenção especial. Você pode começar a sua limpeza passando um pano umedecido. Para retirar a sujeira que se acumula entre as teclas, uma opção é usar a lata de ar comprimido ou miniaspiradores de pó com o auxílio de um pincel de cerdas macias.

Em toda a limpeza, tenha bastante cuidado, já que as peças do notebook são menores do que as de um computador convencional. Além disso, procure se manter informado buscando novas orientações sobre o assunto e procurando tirar as suas dúvidas!