Menu

Comportamento

Atualizado em 28 de novembro de 2011, às 6:47
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como lidar com o primeiro amor da adolescência?

O primeiro amor de um adolescente é avassalador. Contudo, é preciso saber lidar com ele para que a vida siga normalmente.

330218 Como lidar com o primeiro amor na adolescência 2 Como lidar com o primeiro amor da adolescência?

A adolescência é a fase mais complicada na vida de uma pessoa, pois o adolescente não é mais uma criança, mas também não é um adulto ainda. No seu corpo, acontecem várias mudanças, os hormônios estão fervilhando e a menina torna-se mocinha.

Além do corpo, há outra mudança significativa no adolescente: a sua mente. Ele deixa de pensar em brinquedos e em brincadeiras de correr para finalmente reparar naquela coleguinha de sala, que sempre esteve ao seu lado de modo diferente, sentindo algo estranho, porém, sem saber o que realmente é esse sentimento. Então, ele se pega pensando nela o dia inteiro, perde a fome e a vontade de ver os amigos. Esse é o primeiro amor da adolescência, e ele chega com tudo, deixando o adolescente transtornado e sem saber o que fazer.

Para lidar com o primeiro amor da adolescência, o rapaz ou a moça precisam ter uma ótima base em suas casas, ou seja, muita conversa entre os seus pais e eles. Para tanto, os pais devem ter a percepção de que os seus filhos estão se tornando adultos e reservar um dia para terem uma conversa séria com eles. O melhor seria que o pai conversasse com o filho e a mãe, com a filha, pois para eles, é mais fácil conversar com alguém do mesmo sexo que tenha passado pelas mesmas experiências.

330218 Como lidar com o primeiro amor na adolescência 1 Como lidar com o primeiro amor da adolescência?

Nessas conversas, os pais terão que deixar claro o que é o amor e como ele se manifesta. Além disso, eles deverão se atentar às consequências do amor, porque os jovens assistem filmes e televisão, além de ficarem várias horas em frente ao computador. Por isso, estão expostos à cenas de sexo diariamente e vão querer experimentá-lo com a pessoa amada. Portanto, o papel dos pais nessa hora é educá-los para que não cometam erros ainda na adolescência, ou seja, que aprendam a se proteger na hora do sexo para não pegarem nenhuma doença ou não terem uma gravidez indesejada.

Geralmente, quando um adolescente se apaixona, essa paixão é avassaladora, fazendo com que eles deixem de estudar, de comer e de sair com os amigos. Sendo assim, incentive o seu filho ou a sua filha a falar sobre o seu amor e dê-lhes muitos conselhos sobre como conquistar esse amor ou sobre como mantê-lo, caso ele ou ela já estejam namorando. Além disso, explique-lhes que eles têm responsabilidades para cumprir, mesmo estando apaixonados. Assim, você criará um laço de amizade muito bom com os seus filhos.

O primeiro amor é aquele que ficará marcado para sempre em nossas mentes, principalmente se ele aparecer na adolescência, fase de muitos conflitos e mudanças físicas e psicológicas. Portanto, é preciso saber lidar com ele para que o adolescente não deixe de fazer as suas obrigações.