Menu

Serviços

Atualizado em 7 de junho de 2011, às 18:20 por Dany Negrao
Você está em: MundoDasTribos > Como Lidar com Casamento em Crise

Como Lidar com Casamento em Crise Como Lidar com Casamento em Crise

É comum o casamento passar por crises durante os anos ou mesmo meses. Viver uma vida à dois não é uma tarefa simples como pode parecer. É preciso ter cumplicidade, respeito, companheirismo, respeito e acima de tudo amor. São esses sentimentos e alguns outros que podem manter um relacionamento estável e firme com o passar do tempo. Alguns sentimentos negativos e determinadas atitudes podem prejudicar a relação, como: raiva, ciúmes, falta de respeito com o outro e assim por diante. Mas como lidar com essa situação? Como lidar com um casamento em crise? Enquanto é namoro é bem mais simples, mas e depois que casa? É algo mais sério, mais complexo. Além da seriedade do matrimonio em si, está o fato de que muito dinheiro pode ter sido investido na cerimônia e festa, o que pode ser um prejuízo. Por isso é importante pensar muito bem antes de casar.

crise1 Como Lidar com Casamento em Crise

Entre os principais sinais que apontam que o relacionamento está em crise, podemos citar:

- desinteresse dele(a) por você

- mudança de hábitos e de comportamento. Você tem a sensação de que está ao lado de “outra pessoa” e não daquela com quem conviveu por tanto tempo.

- ele(a) costuma alegar falta de tempo

- ele(a) evita ficar a sós com você

- falta de respeito e de amizade. A outra pessoa, que antes tanto lhe valorizava, agora vê apenas os seus defeitos e sempre encontra um motivo para tecer críticas a você.

- a atividade sexual diminui ou desaparece por completo

- irritação e brigas fúteis por qualquer motivo

Por um fim nisso tudo pode parecer um dilema para algumas pessoas. Os motivos são os mais variados. Além de perder a pessoa que aparentemente ama, tem outros motivos, tais como perder o status, medo da solidão, medo de sentir falta do outro, ficar longe dos filhos, receio em relação ao que os outros podem pensar e dizerem, entre outros fatores. Você pode passar por cima disso dando uma reviravolta positiva, sem ter que terminar o relacionamento ou viver em algo que te sufoca.

crise2 Como Lidar com Casamento em Crise

O primeiro passo é procurar elevar a sua auto estima. Trabalhe nessa questão com força total. Valorize suas qualidades, pare de se culpar e de se sentir um lixo porque o casamento não deu certo. Ocupe a maior parte de seu tempo consigo mesmo e não com a outra pessoa. Ficar se preocupando se ele(a) está pensando em você não é uma boa escolha. Faça novos amigos, vá estudar, mude o seu visual (corte o cabelo, compre roupas novas, etc.). Existem diferentes maneiras de aumentar sua auto estima.

Muitas pessoas pesquisam sobre o que fazer com o casamento em crise, mas são medidas simples que podem mudar definitivamente a situação. É preciso perceber as emoções e saber lidar com elas. Devemos começar olhando o que precisa ser mudado e o que pode ser aproveitado em um momento de crise. Segundo especialistas, é preciso ter consciência de que as crises não serão evitadas e por isso, as mudanças devem ser vistas como um novo ânimo para o casal.

Entre as medidas para acabar com a crise do casamento está o diálogo. O Diálogo é fundamental. Ambos precisam expor o que apreciam e o que não apreciam no outro. Mas isso não pode ser reflexo de um acumulo de situações negativas. É preciso conversar sempre que algo acontecer. A conversa pode trabalhar as mudanças ou então definir o fim. Isso depende do sentimento dos dois. Essas foram algumas dicas para lidar com casamento em crise. Procurando especialistas no assunto você pode encontrar mais saídas e receitas de como melhorar o relacionamento.