Bem Estar

Como lidar com a solidão

A maioria das pessoas já sentiu alguma forma de solidão. Dentre todas as formas existentes para acabar com esse sentimento, está o excesso de trabalho. Uma maneira de ocupar o tempo e esquecer que está sozinho. Aprenda como lidar com a solidão.

Muitos indivíduos tem dificuldade em lidar com a solidão e acabam apresentam sinais de depressão. (Foto: divulgação)

Compreendendo a solidão

Muitos indivíduos, após uma separação, acabam buscando meios para se distrair e esquecer o que passou. Entre as opções estão assistir televisão, acessar a internet, conhecer novas pessoas e sair com os amigos. Tudo isso é uma forma de fugir da solidão. Mas o que é solidão?

A solidão é antes de qualquer coisa, uma oportunidade que o indivíduo tem em se confrontar com todos os problemas que o cercam. Por isso, é uma maneira que de se conhecer melhor, a cada novo dia vivido. No entanto, muitas pessoas que passam por essa situação acabam sentindo que isso é algo doloroso e difícil de ser passado.

A influência da infância

Desde pequenos é nos passados valores que vão influenciar diretamente o desenvolvimento da personalidade humana e do convívio social. Nesse período, é ensinado que é necessário ter amigos e saber dividir os brinquedos. Durante a adolescência, a maioria dos indivíduos desejam ser populares e ter muitos amigos. Mas como o passar dos anos, as decepções, em especial as amorosas, as pessoas vão tomando novos caminhos que, por vezes, são muito solitários.

Uma das formas de lidar com a solidão, é se divertir com os amigos. (Foto: divulgação)

 A solidão colabora com o autoconhecimento

A melhor forma de conhecer a si mesmo, á através dos momentos solitários. Porém, aprender a se ouvir e a se conhecer, não é uma tarefa fácil, necessitando de muitos momentos para que o autoconhecimento seja completo.

Aprenda a lidar com a solidão

Muitos indivíduos tem vontade de aprender a lidar com a própria solidão. Porém, antes de aprender sobre isso, a pessoa deve saber se ela consegue lidar com a própria companhia. Isso porque, segundo especialistas, o fato não é aprender a lidar com a solidão, mas sim, a lidar com si próprio.

É muito bom estar com outras pessoas, principalmente com a pessoa amada. No entanto, o indivíduo precisa ter em mente é que antes de gostar de alguém, é preciso amar a si próprio. A solidão pode doer para qualquer pessoa, mas tem uma dor muito maior entre as pessoas que não gostam de si mesmas, de que não se admira. Por isso, a melhor forma de lidar com a solidão é através do autoconhecimento e através da valorização das próprias conquistas, aprendendo a identificar os sentimentos e a ouvir a própria voz.

Os momentos solitários ajudam o indivíduo a ter um auto-conhecimento. (Foto: divulgação)

A solidão é um dos piores sentimentos que uma pessoa pode sentir. No entanto, através de momentos sós, é possível aprender e compreender a si próprio, aprendendo a se valorizar e a se colocar em primeiro lugar e evitando  sinais de depressão. Essa é uma das principais maneiras de lidar com a solidão e que deve ser experimentada por muitos indivíduos. 

Recomendado para você

Educação

Bolsa para projetos humanitários na ONU

Empregos

Vagas de emprego da ONU no Brasil 2013

Curiosidades

Os países mais pobres do mundo 2012

Notícias

Os benefícios do trabalho voluntário

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *