Serviços

Como lavar roupas brancas

Por Isah
Tomando os devidos cuidados, é possível lavar roupa branca sem dificuldades.

As roupas brancas não compõem apenas os uniformes dos profissionais da saúde, mas também servem para montar o look de uma pessoa no dia a dia. A cor nunca sai da moda e está sempre sendo retomada, através de blusas, camisetas, saias, vestidos, entre outras peças. Apesar de versáteis e encantadoras, as roupas brancas são fáceis de sujar e difíceis de lavar.

Lavar roupas brancas costuma ser um desafio para muitas pessoas, sobretudo quando elas não estão habituadas a realizar este tipo de tarefa doméstica. Qualquer erro pode causar manchas nos tecidos e comprometer o uso das peças de vestuário.

A lavadora tornou mais simples e rápida a tarefa de lavar roupas, mas se o morador não souber usar o equipamento, ele não pode ser beneficiado pela tecnologia. Na hora de remover o encardido das roupas brancas, por exemplo, é necessário optar pela função da máquina que dê conta do serviço, caso contrário à sujeira não será removida do tecido.

Antes de colocar as peças brancas para bater na lavadora, é importante separá-las das roupas coloridas. Este cuidado se revela essencial para não causar manchas e colocar em risco a pureza do branco. Também vale a pena ler as recomendações da etiqueta.

Veja também: Como lavar roupas em apartamento

Lavando roupas brancas: passo a passo

Recupere o branco das roupas fazendo uma lavagem adequada.

1. Lave as roupas brancas antes das coloridas, assim a sujeira removida da primeira lavagem não vai impregnar no tecido das peças branquinhas.

2.  Dissolva o sabão em pó e o amaciante em água antes de lavar a roupa;

3. Não use água sanitária ou qualquer produto a base de cloro para lavar a roupa branca. Caso contrário, o tecido corre o risco de ficar amarelado.

4. Enxague bem a peça, pois os vestígios de sabão podem danificá-la.

5. Coloque a roupa do avesso no varal, dando preferência a um lugar que tenha sombra.

Dicas para tirar manchas de roupas brancas

Use técnicas caseiras para remover as manchas.

• Em casos de manchas de lama, molho de tomate e corantes em geral, é importante limpar o tecido imediatamente. Quando a lavagem não pode acontecer no mesmo momento, a roupa deve ficar de molho em um recipiente com água. Na hora de lavar, o álcool pode ser um aliado para recuperar o branco da peça, tal como o Diabo Verde.

• A remoção das manchas escuras de mofo das roupas pode ser feita com o uso de sal, vinagre branco e suco de limão.

• Para recuperar o branco de uma roupa amarelada, mergulhe-a em um recipiente com água quente e fatias de limão. Remova a peça após duas horas e a lave normalmente.

Leia mais: Como remover manchas de roupas

Recomendado para você

Serviços

Catálogo Hermes Online

Serviços

Advogados em São Paulo, Escritório Advocacia em SP

Serviços

Clínica gratuita dependentes químicos Minas Gerais

Serviços

Receber conta por email Vivo – como funciona

Comentários

Os comentários estão desativados.