Menu

Serviços

Atualizado em 9 de julho de 2011, às 17:40 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Instalar Chuveiro Elétrico

Quer instalar seu chuveiro, mas não sabe como? Pois seus problemas acabaram. Ou melhor, resolver este problema começa agora, com um passo a passo que elaboramos para te ajudar. Contudo, antes de começarmos, você tem de escolher seu produto. A dica que damos é a seguinte: avalie os watts do chuveiro que irá adquirir, pois quanto maior a potência, mas cara custará a sua hora/banho. Eles vão, em média, de 2500 até 8000 watts. Uma boa dica é procurar por produtos atestados pelo Inmetro e indicados como ecologicamente corretos e, portanto, econômicos. Verifique também a voltagem. A mais comum é 220V.

t13 Como Instalar Chuveiro Elétrico

1 – Chuveiros de 6000 W pedem fios de 6 mm; abaixo disso, utilize cabos de 4 mm.

2 – Adquira um disjuntor, ou verifique se o seu é assim, indicado para a potência do seu chuveiro.

3 – Para descobrir qual disjuntor comprar, faça um cálculo simples: divida a potência (no nosso exemplo 6000 W) pela voltagem (no caso, 220 volts).  O valor será 27 e uns quebrados. O valor adequado são 27 Amperes (A). Portanto você deve comprar um disjuntor que agüente essa amperagem, no caso um de 30 ou mais. No caso de um menor que 27 amperes (25, por exemplo), cada vez que você ligar o chuveiro, pimba, o disjuntor irá cair. Lembre-se, isso vale para todos os aparelhos da sua casa ligados ao mesmo tempo. Ou pelo menos todos aqueles ligados na rede que passa pelo disjuntor.

Se você tiver um disjuntor de 30 amperes e ligar chuveiro, televisão, ferro de passar, lâmpadas, etc. no mesmo disjuntor, pode ser que a soma deles sobrecarregue o disjuntor. Portanto, compre um mais resistente – de 50 A. Daí você pergunta: por que não um maior ainda? Por que um disjuntor deixará passar toda a energia possível até atingir sua capacidade, e isso pode incluir uma sobrecarga do sistema que acabaria queimando seus equipamentos. O meio termo é a melhor pedida.

t22 Como Instalar Chuveiro Elétrico

Instalando o chuveiro, efetivamente:

4 – Tenha em mãos: ferro de soldar estanho, alicate, chave de fenda média, fita “passa fio”, alicate de corte, fio ou cabo flexível conforme as bitolas indicadas anteriormente, fita isolante de boa qualidade, conector para cabos 4 ou 6 mm em porcelana, cano de alumínio para chuveiro de 3/4 para ser usado na tomada de água do chuveiro. No caso da sua instalação hidráulica ser de outra espessura, terá de usar adaptador.

5 – Antes de tudo, desligue o disjuntor geral da residência, deixando-a completamente sem energia para evitar choques. Ah, sim, creio não precisar dizer isso, mas, vai saber, né: já que tomará essa medida, faça o serviço preferencialmente à noite.

t32 Como Instalar Chuveiro Elétrico

6 – Logo acima da tomada de água do chuveiro deverá haver uma caixa de plástico. Nela, procure a entrada do conduite e enfie a fita “passa fio” até o quadro principal. A fita surgirá no quadro principal. Descasque a ponta do fio, amarre na fita e passe fita isolante e vaselina no fio, para que ele deslize mais facilmente pelo conduite. Deixe 50 centímetros de sobra em ambos os lados do fio.

7 – Solde as pontas do fio com estanho e instale o disjuntor do chuveiro no suporte adequado. Uma vez instalado o disjuntor, introduza a ponta do fio estanhada no receptáculo do disjuntor e aparafuse com a chave de fenda.

8 – Descasque as pontas do fio que estão na saída do banheiro e solde. Instale a ponta estanhada no conector de porcelana e parafuse.  Faça o mesmo na outra ponta. Faça o mesmo com os fios que o fabricante manda já com o chuveiro. Proceda assim apenas após a colocação do aparelho no cano de água.

9 – Vá ao quadro e ligue ao disjuntor. Depois, o disjuntor do chuveiro e só então ligue o aparelho.

10 – Pronto, é só tomar banho… quentinho.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.