Menu

Criança

Atualizado em 3 de fevereiro de 2012, às 11:30 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como incentivar a criança a arrumar o quarto

Para incentivar a criança a arrumar o quarto, seja paciente e criativo.
386305 Como incentivar a criança a arrumar o quarto 2 Como incentivar a criança a arrumar o quartoAntes de começarem a brincar, as crianças devem saber que terão que guardar os seus brinquedos. (Foto: Divulgação)

O quarto da criança geralmente fica do mesmo modo: bagunçado. Como ela não tem noção do que é organização, não se preocupam em deixar o seu quarto arrumado. Portanto, essa noção deve ser ensinada pelos seus pais, que devem ser pacientes e criativos. Então, saiba como incentivar a criança a arrumar o quarto.

Em primeiro lugar, sente-se com ela e tenha uma conversa tranquila, porém, firme. Olhe-a nos olhos e diga-lhe que ela já está grandinha e que, por isso, já pode arrumar a sua cama e os seus brinquedos, pois uma criança tão bonita deve ter o quarto arrumado para receber os amigos e os primos.

Assim como os adultos, a criança precisa de uma rotina para realizar as suas tarefas. Sendo assim, organize o cronograma do seu filho, com horários para acordar, tomar o café, ir à escola, almoçar, assistir televisão, fazer as tarefas da escola, brincar e dormir. Nessa rotina diária, inclua o momento de arrumar o quarto, que pode ser logo após o despertar. Assim que ele acordar e tomar o banho, peça-lhe para arrumar a sua cama, esticando o lençol e dobrando a coberta. Com o tempo, essa tarefa se tornará tão automática que ele a realizará sem perceber.

Quanto aos brinquedos, diga-lhe que só poderá usá-los se guardá-los quando não estiverem mais sendo usados. Com esse acordo, será fácil fazer com que o seu filho organize os seus brinquedos em caixas e sacos plásticos.

386305 Como incentivar a criança a arrumar o quarto 1 Como incentivar a criança a arrumar o quartoUse a criatividade para fazer com que os seus filhos guardem os seus brinquedos. (Foto: Divulgação)

No entanto, se tiver mais de uma criança na sua casa, use a imaginação e invente brincadeiras que incentivem os pequenos a arrumarem a bagunça após usarem os brinquedos. Por exemplo, você pode marcar um tempo determinado no relógio e dar um saco plástico ou uma caixa para cada criança. Então, diga que quem guardar mais brinquedos no tempo marcado será o vencedor do jogo. Para tanto, tenha algum prêmio para a criança vencedora.

Não é de um dia para o outro que a criança aprende a organizar o seu quarto. Entretanto, com paciência e criatividade, é possível fazer com que ela aprenda o valor de ter um quarto arrumado e bonito. Assim, todos poderão viver em harmonia e organização.