Menu
Você está em: MundoDasTribos > Como identificar sorteios falsos no Facebook

Milhares de internautas têm sido enganados por falsos sorteios e promoções na rede social, envolvendo produtos e marcas famosas. Saiba como se manter livre desses golpes virtuais.

“Quer ganhar um iPhone 5 novinho? Basta curtir e compartilhar a nossa página para concorrer”. É com perguntas e convites tentadores como esse que muitos internautas têm sido vítimas de sorteios falsos no Facebook, anunciadas por supostas fan pages de empresas famosas.

Exemplo de sorteio falso no Facebook, envolvendo o iPhone 5 (Foto: Divulgação)

Só para se ter uma ideia, duas promoções “fakes”, envolvendo a versão mais recente do smartphone da Apple, lançadas na rede social em janeiro e março desse ano, enganaram quase 250.000 usuários do Facebook.

O mecanismo de participação nesses supostos sorteios do Facebook são sempre os mesmos. Os perfis convidam os visitantes a curtirem e compartilharem a fan page, atraindo um grande número de pessoas e dando uma enorme visibilidade aos golpistas virtuais.

Além de dar popularidade a essas páginas, os sorteios falsos no Facebook podem ter o intuito de roubar dados sigilosos dos internautas, como senhas bancárias e de cartões de crédito, principalmente quando exigem a instalação de algum aplicativo por parte do usuário ou o direcionam a páginas externas à rede social. Por isso, é importante ficar atento a tais golpes.

Saiba mais: Facebook no Brasil permite ligações gratuitas em tablet e celular

Identificando sorteios falsos no Facebook

Outro sorteio falso de iPhone 5 na rede social, que atraiu milhares de internautas (Foto: Divulgação)

Para não cair nesses golpes virtuais, é preciso saber como identificar sorteios falsos no Facebook. Uma das principais maneiras de verificar a veracidade dessas promoções é procurar informações fora da rede social, acessando, por exemplo, o site da empresa que produz o item supostamente sorteado.

Caso não haja nenhuma menção ao sorteio, você pode entrar em contato com a fabricante através dos e-mails divulgados em seu site oficial ou até mesmo ligar para a central de atendimento da empresa, questionando sobre a existência da promoção postada na rede social.

Vale também fazer uma pesquisa junto a outros internautas, em fóruns na web relativos àquela marca ou produto que faz parte do sorteio ou promoção, além de manter sempre o desconfiômetro ligado, tendo em mente aquele velho ditado: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

O que mudou: Novo Feede de notícias do Facebook

Outras dicas para identificar sorteios falsos no Facebook

Nesse caso, o suposto sorteio envolvia um Honda Civic seminovo (Foto: Divulgação)

Há também várias outras dicas para identificar sorteios falsos no Facebook, como:

– Desconfiar de páginas com altos números de curtidas;

– Ficar atento às promoções e sorteios de itens caros e que exigem ações muito simples, como uma curtida ou compartilhamento de post;

– Passar o mouse sobre o link citado no post da promoção ou sorteio, para saber se o destino daquela página é verdadeiro.

Outra boa dica é clicar no botão “Denunciar” do Facebook, caso desconfie desses sorteios falsos na rede social.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL