Search

Como funciona o cheque administrativo

O cheque administrativo é emitido pelo banco, depois de confirmar se o cliente possui dinheiro suficiente para pagá-lo.
Google plus

Todos devem saber o que é um cheque, mas alguns ainda possuem dúvidas com relação ao cheque administrativo. Para quem tem receio de aceitar o cheque convencional pode confiar no cheque administrativo, pois ele traz mais segurança para a pessoa que recebe o documento. O cheque comum é preenchido pela pessoa que pretende passar o comprovante, como garantia de que ela irá pagar um determinado valor para a pessoa que o recebe. O cheque administrativo funciona da mesma maneira.

Veja a diferença entre cheque convencional e o administrativo

A diferença entre o cheque convencional e o cheque administrativo é que o cheque convencional é emitido pelo “pagador”, que é responsável pelo preenchimento do documento, já o cheque administrativo é preenchi pelo banco. Por exemplo, a pessoa realiza a compra de um imóvel à vista, para não andar com aquele montante de dinheiro ela deposita no banco. O vendedor, para evitar calotes, solicita um cheque administrativo, que é emitido pelo banco. Porém, antes de preencher o cheque e fornecer para o seu cliente, o banco confirma se o cliente possui dinheiro suficiente para pagá-lo.

O cheque comum pode não ter fundos, já o administrativo não (Foto: Divulgação)

Com a certificação do banco de que o cliente possui valores em conta suficiente para a quitação do cheque, a negociação fica viável, porque a pessoa que receberá o cheque, como garantia de pagamento, terá certeza de que ao depositá-lo ele terá fundos. Essa modalidade de cheque surgiu justamente para que o banco também se certificar-se que em negociações maiores, o cliente tenha dinheiro para honrar o pagamento do cheque, o que não acontece em muitas situações em que o cheque convencional é passado.

O cheque administrativo tem valor de dinheiro (Foto: Divulgação)

Vantagem da utilização do cheque administrativo

O cliente que utiliza dessa forma de pagamento também fica na vantagem, pois em vez de andar com o dinheiro em espécie, o que não é muito seguro, passa para o seu credor o cheque administrativo, que assim que for compensado terá o dinheiro em sua conta bancária. Outra vantagem é que o cliente do banco só passa cheques em valores disponíveis em conta, evitando problemas com relação a devoluções dos documentos por falta de saldo em conta. Essa modalidade de pagamento vem sendo muito utilizada. Solicite mais informações ao seu gerente do banco.


Google plus


Este artigo possui 3 comentários

  1. Maria Lidia
    Publicado em 17/12/2014 às 10:52 AM [+]

    Por quanto tempo posso guardar um cheque administrativo ??

  2. ruth
    Publicado em 14/01/2015 às 6:50 PM [+]

    recebi um ch adm nominal a mim. Gostaria de saber se eu posso passar para outra pessoa?
    grata

  3. João L
    Publicado em 28/05/2015 às 8:08 PM [+]

    Qual a importância de um cheque administrativo?

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top