Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Serviços > Como funciona o cheque administrativo

Como funciona o cheque administrativo

Todos devem saber o que é um cheque, mas alguns ainda possuem dúvidas com relação ao cheque administrativo. Para quem tem receio de aceitar o cheque convencional pode confiar no cheque administrativo, pois ele traz mais segurança para a pessoa que recebe o documento. O cheque comum é preenchido pela pessoa que pretende passar o comprovante, como garantia de que ela irá pagar um determinado valor para a pessoa que o recebe. O cheque administrativo funciona da mesma maneira.

Veja a diferença entre cheque convencional e o administrativo

A diferença entre o cheque convencional e o cheque administrativo é que o cheque convencional é emitido pelo “pagador”, que é responsável pelo preenchimento do documento, já o cheque administrativo é preenchi pelo banco. Por exemplo, a pessoa realiza a compra de um imóvel à vista, para não andar com aquele montante de dinheiro ela deposita no banco. O vendedor, para evitar calotes, solicita um cheque administrativo, que é emitido pelo banco. Porém, antes de preencher o cheque e fornecer para o seu cliente, o banco confirma se o cliente possui dinheiro suficiente para pagá-lo.

O cheque comum pode não ter fundos, já o administrativo não (Foto: Divulgação)

Com a certificação do banco de que o cliente possui valores em conta suficiente para a quitação do cheque, a negociação fica viável, porque a pessoa que receberá o cheque, como garantia de pagamento, terá certeza de que ao depositá-lo ele terá fundos. Essa modalidade de cheque surgiu justamente para que o banco também se certificar-se que em negociações maiores, o cliente tenha dinheiro para honrar o pagamento do cheque, o que não acontece em muitas situações em que o cheque convencional é passado.

O cheque administrativo tem valor de dinheiro (Foto: Divulgação)

Vantagem da utilização do cheque administrativo

O cliente que utiliza dessa forma de pagamento também fica na vantagem, pois em vez de andar com o dinheiro em espécie, o que não é muito seguro, passa para o seu credor o cheque administrativo, que assim que for compensado terá o dinheiro em sua conta bancária. Outra vantagem é que o cliente do banco só passa cheques em valores disponíveis em conta, evitando problemas com relação a devoluções dos documentos por falta de saldo em conta. Essa modalidade de pagamento vem sendo muito utilizada. Solicite mais informações ao seu gerente do banco.

Recomendado para você
Serviços

Senha do cartão cidadão: como recuperar

Serviços

Saiba Como Consultar PIS PASEP Sem sair de Casa

Serviços

Como Fazer CPF de Menor de Idade

Serviços

Licença Maternidade 180 Dias: Lei, Quem Tem Direito

Comentários
  1. Maria Lidia disse:

    Por quanto tempo posso guardar um cheque administrativo ??

  2. ruth disse:

    recebi um ch adm nominal a mim. Gostaria de saber se eu posso passar para outra pessoa?
    grata

  3. João L disse:

    Qual a importância de um cheque administrativo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *