Menu

Tecnologia

Atualizado em 16 de agosto de 2011, às 16:50 por Paulo Lima ()
Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Como Formatar um Notebook Windows 7

246790 note2 300x188 Como Formatar um Notebook Windows 7

Saiba neste artigo como formatar seu notebook Windows 7, passo a passo.

Etapa 1

Para começar, insira o CD-ROM do Windows 7 (sim, você tem de ter o CD-ROM. Caso não tenha, pare tudo e vá arranjar) e reinicie o computador com ele na gaveta de CD/DVD. Quando ele reiniciar, aperte qualquer tecla assim que a mensagem para dar boot aparecer. Caso isso não ocorra, reinicie o computador e aperte DEL ou F8 e ative essa opção. Apenas espere o programa de Setup ser carregado. Depois aperte “Enter”.

Etapa 2

Depois de ter feito isso, aparecerão três opções na tela:

  • Dar ESC para Formatar
  • Apertar a letra “R” para reparar eventuais danos no sistema operacional
  • Apertar F3 para cancelar a formatação

A diferença entre a primeira e a segunda é que a primeira formata o HD e o instá-la novamente, a segunda apaga somente os arquivos do sistema e os substitui por novos.

246790 note1 300x243 Como Formatar um Notebook Windows 7

Bom, como a idéia aqui é formatar, manda bala no ESC e depois pressione a tecla “D” para apagar a partição existente. Aí você pergunta: “Mas por quê?” Bom, isso permite ao sistema fazer uma verificação completa do HD e encontrar problemas físicos no disco. Você, então, responde “Ah, entendi” e aperta o ENTER para confirmar que pretende deletar a partição existente, e, na sequência, aperta o “L” para, de novo, confirmar que a partição existente será deletada. Curioso, você indaga: “Confirmar de novo?”. Sim, porque o computador, espertinho que é, o questiona para ver se você está certo do que vai fazer, afinal, a partir deste ponto, todos os dados serão apagados, ou seja, você estará formatando do notebook o Windows 7. Tipo, fim da linha.

Muito bem, você decidiu não se apegar às coisas antigas, fez todo o processo explicado até aqui e, tal e qual alguém que encontra um novo relacionamento e deixa para trás tudo de ruim que passou, aperte a tecla “C” para criar a partição nova (ah se existisse uma tecla “C” para outras situações da vida, não é mesmo?). É possível criar mais de uma partição nesta etapa, mas se com uma já é confuso, imagina com duas. Sossega o facho e vamos seguir em frente.

Etapa 3

Agora, sim, como diria o velho e ortodoxo professor de português, formatá-lo-emos. Escolha a formatação completa e não a rápida (Quick). Depois de fazer sua escolha, tecle “F” (de formatação… Pegou? Hein, hein?!) para iniciar a formatação. “Vai demorar muito?”, você pergunta. Olha, um HD de 80 GB costuma consumir pouco mais de uma hora para ser formatado – salvo hora do rush ou uma noite mal dormido, que, convenhamos, acaba com o ânimo de qualquer um.

246790 note3 Como Formatar um Notebook Windows 7

Pronto, o computador foi devidamente formatado. É só reiniciá-lo para iniciar o programa de instalação do Windows.

ATENÇÃO: Não toque em nada agora.

Assustou? Desculpa, mas era preciso. Vai que você resolver dar uma fuçadinha e aperta uma tecla indevida bem na hora que não deve. Relaxe, vá preparar um chá, ou um café – o meu com açúcar, por favor – e apenas acompanhe.

Etapa 5

Terminado, é só instalar o Windows. O processo é automático, só vá seguindo as dicas.

Conteúdo avaliado com média: