Como fazer uma horta

PUBLICIDADE
Exemplo de horta organizada em vasos.

Comer frutas e verduras é essencial para nossa saúde, pois este tipo de alimento nos ajuda a controlar o peso, a regular o intestino e ainda possui tantos outros benefícios. Muitas vezes, o único problema é que para estarem sempre vistosos e atraentes para os consumidores, eles acabam recebendo uma grande dose de pesticidas e outras coisas, que muitas vezes nos faz mal sem nem ao menos percebermos.

Diante disso, a única saída é comprar alimentos orgânicos, o que pode acabar pesando no bolso. Entretanto, outra ótima saída para este problema é cultivar uma horta ou canteiro em casa, aproveitando para ocupar aquele espacinho de terra vago e ainda se alimentar bem sem gastar muito, além de ser uma verdadeira terapia.

Na hora de fazer sua própria horta não há muitas regras, mas ainda assim existem alguns pontos que devem ser levados em conta para que todo o trabalho dê o resultado esperado, confira.

PUBLICIDADE
Local escolhido para ser a horta deve ser avaliado bem antes de ter qualquer coisa plantada.

Antes de começar a planejar e fazer uma horta, é necessário pensar no que será plantado no local, avaliando o espaço, a quantidade de luz que a área recebe, e se o solo realmente está em boas condições para receber o plantio de algo. Depois de verificar as condições do local, é necessário escolher a planta, verificando na embalagem das sementes o tipo de clima exigido por ela.

O número de colheitas possíveis também é algo que deve ser levado em conta, por exemplo, o repolho é colhido apenas uma vez, enquanto a alface e a couve-manteiga podem ser colhidas aos poucos, ao longo da vida da planta. Antes de plantar, também verifique o grau de dificuldade de cultivo, pois algumas plantas são mais suscetíveis a pestes e são difíceis de manter.

Afofamento da terra e adubação do solo são uma das coisas mais importantes para o crescimento da hortaliça.

Para começar a preparar o canteiro é necessário afofar bem a terra, pois a maioria das hortaliças possui raízes frágeis que não conseguem crescer em solos compactados. Em seguida é necessário fazer canteiros elevados (somente em caso de grandes espaços). Para finalizar,  prepare o solo. É necessário adubar a aterra com húmus de minhoca, esterco curtido, terra vegetal, entre outros adubos orgânicos e minerais, esperando 15 dias após a adubação para então plantar algo.

Se optar por plantar mudas, a melhor opção é fazer pequenos sulcos na terra com a profundidade indicada na embalagem das sementes. Depois de colocá-las nos buraquinhos, é necessário cobri-las com terra fina ou serragem. No caso das mudas, deve ser feito uma pequena cova onde a planta será depositada com cuidado. Depois de cobrir a planta com terra, a área deve ser levemente apertada. Regue a horta constantemente, principalmente nos primeiros dias que pedem um pouco mais de cuidado.

Siga as dicas acima e faça uma horta em casa, garantindo alimentos saudáveis para toda a família.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.