Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como Fazer uma Dieta Corretamente

Como Fazer uma Dieta Corretamente

Por Redacao

Como fazer uma dieta corretamente? Muitas pessoas querem perder aqueles quilinhos extras, mas não sabem como proceder para alcançar esse objetivo. Sem um bom programa de emagrecimento, elas acabam cometendo erros na alimentação e comprometem a perda de peso.

Como Fazer uma Dieta Corretamente. (Foto: Divulgação)

Orientações de um  nutricionista são fundamentais

Para se obter bons resultados e fazer uma dieta corretamente, durante o tratamento é necessário seguir orientações de um nutricionista. Por isso, selecionamos algumas dicas de nutricionistas sobre os inimigos da dieta. Segundo o profissional da Abeso, não existe alimento “não-saudável”, desde que ele esteja adequado à situação. “Não é errado comer um sanduíche em uma festa. O erro está em substituir o café da manhã por esse tipo de alimentação”, diz.

É importante lembrar que toda dieta tem suas restrições (Foto: Divulgação)

Como fazer uma dieta corretamente?

Para emagrecer é importante que a dieta seja gostosa, mas claro que vai haver restrições. Os alimentos gordurosos e com muitas calorias devem ficar de fora do cardápio, ou melhor dizendo, eles devem ser substituídos por itens naturais e saudáveis.

Deve-se ficar atento com as dietas muito restritivas por ser perigosas. Quando a pessoa come pouco ela diminui o metabolismo e o corpo começa a guardar gordura. Por isso, quando a pessoa desiste da dieta, às vezes, acaba engordando mais ainda.

Não sabe como fazer uma dieta corretamente? Então confira a seguir orientações importantes sobre cada tipo de dieta.

Algumas frutas são bem calóricas, então tome cuidado. (Foto: Divulgação)

Dieta à base de frutas

Em relação às frutas, deve-se manter atento a quantidade que se come, pois algumas frutas têm mais calorias que outras. Segundo nutricionistas, não adianta uma dieta cheia de alimentos saudáveis em doses altas, pois dependendo das frutas elas podem fazer engordar.

A dieta dos líquidos é restritiva e perigosa. (Foto: Divulgação)

Dieta à base de líquidos

Essa dieta pode ser perigosa, por esconder diversas armadilhas. A primeira está relacionada com a densidade energética do líquido. Sucos com alta densidade de açúcar estimulam o organismo a produzir insulina que aumenta o acúmulo de gordura.

Por não precisarem da mastigação, os líquidos não dão a sensação de saciedade, deixando a pessoa com fome o tempo todo. Quem aposta nessa dieta restritiva também acaba se sentindo cansado com mais facilidade e não tem disposição para as atividades da rotina.

Ao ingerir um líquido diet, muitos pensam que ele pode ser tomado à vontade. Só que não é assim que funciona, o açúcar é substituído por outra substância para adoçar e, em alguns casos, dependendo da substância, pode ser provocado o aumento de pressão sanguínea, diz a nutricionista.

A dieta baseada em um só alimento, é desestimulante e acaba fazendo a pessoa desistir e voltar a comer compulsivamente, resultando no efeito sanfona.

Os alimentos integrais contribuem com a saciedade. (Foto: Divulgação)

Alimentos integrais

Os alimentos integrais têm mais minerais, são mais saudáveis. Mas têm a mesma quantidade de calorias ou mais que um alimento normal. Segundo nutricionistas as fibras, presentes nos alimentos integrais, dão mais saciedade. Por isso, teoricamente, a pessoa vai comer menos. O que ajuda a perder peso.

Não exagere na quantidade de alimentos diet e light. (Foto: Divulgação)

Alimentos diet e light

Pelo fato do alimento ser diet ou light, as pessoas acabam exagerando na quantidade que consomem. Não ajudando dessa forma a emagrecer.

O chocolate diet é o mais enganoso por ser feito exclusivamente para diabéticos, não sendo um produto feito para perder peso, o açúcar é retirado do chocolate, mas a perda de volume do produto é compensada com gordura.

 

Muita gente corta o carboidrato e abusa das proteínas. (Foto: Divulgação)

Corte de carboidratos

Quando o carboidrato é tirado da dieta, o organismo começa a usar a proteína em seu lugar, fazendo a pessoa perder massa magra e água. O que deixa a pessoa fica mais leve, mas não a faz perder peso.

Segundo nutricionistas, o carboidrato está ligado com a sensação de saciedade. Por isso a falta dele deixa a pessoa mais irritada, contribuindo para que desista da dieta.

Com a ajuda de um nutricionista é mais fácil levar a dieta adiante. A maioria das pessoas não acredita que comer várias vezes ao dia emagrece, pois essa é a uma das maiores crenças com relação a dietas.

Agora que você já sabe como fazer uma dieta corretamente, invista na sua reeducação alimentar. O segredo é manter uma alimentação equilibrada e saudável.

 

Recomendado para você
Bem Estar

Sobrecarga na instalação elétrica: como evitar

Bem Estar

Leishmaniose: sintomas, causas, tratamento

Beleza

Esmaltes vermelhos mais usados

Beleza

Limpeza de pele: importância, benefícios

Comentários
  1. silvia disse:

    olá ..agradeço as explicaçoes.mas estou desanimada,nao consigo fazer dieta corretamente …sai da academia a 1 ano e engorde 10 kls..estou desesperada..vivo atras de dietas..mas nada da certo,queria msm era saber o que comer corretamente ..as doses certas ..sabe ?sem mais obrigada

  2. vanessa disse:

    gostaria de faz dieta
    mais eu tenho luppos e gostaria de saber
    os horario seto para dieta
    e o que eu devo comer
    e qual são os alimentos que eu não posso comer
    obrigada

  3. deisy disse:

    olha eu engravisei deo meu filhio 29 kilos y gostaria de sbe como eu posso fazer pra emagrecer mas rapido ate agora perdi 15 mas falta ainda mais muito obrigado!

  4. Sophie Chistynne Zenque disse:

    Eu acho isso uma bobeira segui todos os passos,não emgreci nadinha de nada.E essa bosta de ervilha eu reprovei.

  5. karolyne disse:

    Eu gostaria de fazer uma dieta sim e verdade mas quero saber q horas devo comer,o q devo comer e o q não devo comer
    OBRIGADA!!!

  6. THAMYRES LIMA DE OLIVEIRA disse:

    MEU NOME E THAMYRES,TENHO 13 ANOS,PESO 46,25K,E EU QUERIA PERDER BARIGA .COMO EU PODERIA PERDER ESSA BARIGUINHA OROROSSA?MUITO OBRIGADO(a) PELA ATENÇAO.

  7. larissa disse:

    queria emagrecer o q eu posso comer eos horarios por favor me ajude só choro e passo vergonha tenho 13 anos e peso 60 como eu faço para perder

  8. daliane disse:

    eu mi chamo daliane tenho 24 anos gostaria de perde alguns klos como fazer , mais com saude..obrigada

  9. tatiane disse:

    Bom eu tenho 16 anos e peso 60 kilos eu queria saber como eu faço pra perder alguns kls rapido?

  10. leonardo tavares cassimiro disse:

    eu tenho 12 anos é peso 70kilos eu queria saber se posso beber remedio para perder peso rapido

  11. Cris disse:

    Estou desesperada, engordei 24 k em minha gravidez, e está muito difícil me livrar deles, comecei a consumir ração humana, e, com um mes perdi 3k, mas está horrível, pois já estou enjoada do gosto deste suplmento.
    Faço academia, natação e caminhada alternando entre todos os dias da semana, exceto domingo.Mas minhas roupas não me servem, estou pesando 77 k, antes pesava 68. me ajudem, por favor

  12. Julia disse:

    Que isso, comentários de meninas de 12, 13 anos querendo tomar remedio para emagrecer!nao façam isso!
    façam uma consulta com um nutricionista, vao receber apoio sem grandes preocupacoes e vai dar tdo certo!

  13. carla regis da silva disse:

    Gostaria de saber o que eu faço pra emagrecer tem alguma pilula ou liquido que eu possa tomar qro um resultado rapido.Agradeço a compreensão obrigado.

  14. diana disse:

    eu tenho14anos e tenho 35k e quero emagrecer

  15. ana disse:

    tenho 11 anos tenho 43 kls o q eu fasso

  16. ana disse:

    tenho 11 anos tenho 43 kls o q eu fasso para emagrecer

  17. alisson disse:

    Ola meu nome eh alisson tenho 15 anos tenho 85 kilos quero saber como faser uma dieta certa para perde no maximo 35 kilos oq faço ?

  18. Crislenny disse:

    Oláaa ..
    EUU TENHO 15 ANOS MAIS MALHO TODO DIA MAIS SO QUE SEMPRE MIM DIZEM QUE ESTOU ACIMA DO MEU PESO PARA MINHA ALTURA TENHO 1;55 E EQUEROO MUITO EMAGRECER E QUERO UMA DIETAA
    COOMO FAÇO PARA PERDER A BARRIGUINHA BJOSS

  19. Daniela disse:

    engordei 30 kilos com a depressão pós-parto e hj depois de 3 anos ainda não consegui perder, já fiz acompanhamento com uma nutricionista mais não deu resultado pois hoje sou mais nervosa e acabo tendo compulsão alimentar e a medica não tratou disso, por isso eu perdia um pouco de peso mais em um momento de nervoso eu engordava tudo de novo…

  20. gislaine disse:

    oi estou pezando 68quilos de pois que eu parei de fumar estou fazendo um regime estou subistituindo bioslim pelo cafe e pela chanta e estou conseguindo emagreser

  21. karen disse:

    eu queria perde um pesinho eu tenho anos e peso 41 mas na barriga eu nao tenho quase nada agora na perna e na bunda eu tenho gurdura de mais poder mi dizer o que eu devo comer e o que eu nao devo as que horas p favor me ajude

  22. Borges disse:

    Mensagem

  23. Borges disse:

    Ôla, eu tenho 21 anos e peso 90 kl e ja tentei varias dietas no inicio como eu me esforço sempre perco ate ums 5 mais depois volta tuudo denovo pois paro a dieta.. so que no meu caso eu paro pq eu nao tenho notado a hora das refeiçoes, oq fazer para acelerar o processo de queima de gordura e etc. me ajudem preciso emagrecer pra ser feliz.

  24. roberta disse:

    não aguento mais ser gorda

  25. joana disse:

    adorei saber sobre isto e fico contente daquilo que fasso em casa fasso muito bem

  26. KAMYLLA disse:

    muito massa isso pow já aprendi e agora vou imagrecer

  27. VIVIANE TELES RAMOS disse:

    EU QUERIA NÃO SENTI FOME A ANSIEDADE ME MATA E PRECISO ME CONTROLA.

  28. JOYCE disse:

    tenho 24 anos comecei a fazer uma dieta hoje mas nao sei se esta certo ou errado, assim q acordei tomei um copo de agua e ate agora nada mais..gostaria de saber oq posso comer no café da manha, almoço etc…. por favor me ajudem …..obrigada……….

  29. cleidimara disse:

    Ola tenho 21 anos eu q eu devo comer mais pra emagrecer?

  30. MTJac disse:

    Siga as dicas do texto.

  31. MTJac disse:

    Olá Joyse, fazer uma boa dieta requer o auxílio e acompanhamento de um profissional, pois se for radical demais como você mesma citou que só bebeu água e mais nada, você estará colocando sua saúde em risco.

  32. jayne silva disse:

    qro emagrecer imediatamente.

  33. MTJac disse:

    Olá Jayne, então siga nossas dicas para fazer sua dieta corretamente.

    Att,

  34. MTJac disse:

    Olá Viviane, isso mesmo, e para te ajudar indicamos que você procure por um auxílio de um psicólogo.

    Att,

  35. villian thayse disse:

    Muito bom !!

  36. Barbara disse:

    tenho 13 anos mais sou muito gordinha porem linda de mais mais nao estou nem um pouco satisfeita com meu corpo entao lendo isso me desidi a mudar e espero q vcs possam me ajudar mandando mensagens de ensetivo para mim obrigada

  37. mateus disse:

    eu só tenho 14 anos e peso 125 quilos para vc q esta lendo vc deve penssar q é impossivel mais nao é sou alto muito gordo numca toquei meu és mas tenho um sonho q algum dia possa pelo menos ver nao sou eu q ponho meu sapatos ou a te mesmo meu casaco gordo desse jeito vejo q a vida nao gosta de mim e se gosta é para mim mautratar porfavor se vc leu isso mande mensagens do que vc acha estou sosinho nessa vida quero muito um insentivo e gostaria do seu obrigo

  38. vanuziamaria disse:

    tenho tirioide ediabetes quero fazer regime como eu fasso

  39. ana livia disse:

    muito bom esse site de voces me ajudaram muito a perder uns quilinhos adorei foi muito bom e espero que ajudem a outras pessoas tambem muito obrigado

  40. joao paulo disse:

    oii tudo bem eu to pesano 96kg e altura 1.75 qual e o meu peso certo obrigado

  41. leia dias disse:

    eu quero emagrecer de forma coreta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *