Você está em: MundoDasTribos > Educação > Cursos > Como Fazer uma Dedicatória de Trabalho

Como Fazer uma Dedicatória de Trabalho

Por Redacao

Os trabalhos acadêmicos exigem muito mais do que uma simples explicação do assunto abordado, um trabalho acadêmico é muito abrangente e é necessário que seja trabalhado diversos fatores. Um destes fatores é a dedicatória, esta pode ser colocada em muitos trabalhos como também em livros. É na dedicatória que você indica à quais pessoas ou coisas você dedica o seu trabalho.

É na dedicatória que expressamos o que sentimos, por meio de palavras. Ela serve para indicar aquelas pessoas que foram importantes para você durante todo o seu trabalho. Pode ser usada para homenagear alguém, indicar o trabalho como um presente, mostrar agradecimento e inúmeras outras utilidades. Escrever uma dedicatória é mais fácil do que se imagina, muitos pensam que é preciso saber escrever bem ou abranger o máximo de pessoas possíveis, porém a dedicatória é um meio de expressar pensamentos pessoais que serão expostos para todos que lerem.

Antes de começar a escrever selecione primeiro aquelas pessoas ou seres que você considera importante para sua vida ou que foi importante durante o desenvolvimento do trabalho, por exemplo pessoas da família, como filhos, esposo (a), pais e entre outros, ou ainda aqueles amigos que você adora, o melhor professor que auxiliou na feição do trabalho ou animais, Deus, etc. Como dito, o negócio é escolher aqueles mais especiais, que de alguma forma ajudaram em sua vida e no trabalho acadêmico.

Feito isto agora é só começar a escrever. Caso você selecionou muitas pessoas pode dificultar um pouco, por isso o ideal é escolher as mais importantes, porém se todas forem importantes uma dica é dividi-las em grupos, por exemplo: caso você escolheu muitos familiares dedique à sua família, pessoas intimas dedique aos seus amigos, muitos educadores dedique aos professores, etc.  Porém não basta citar estas pessoas escolhidas é necessário também que você diga o porquê elas foram importante, isoladamente. O uso da palavra “porque” é dispensável, bastando apenas dizer logo depois de citado o nome como a pessoa contribuiu, por exemplo um filho, como ele te ajudou? Auxiliou durante o trabalho? Reconheceu a sua profissão ou trabalho? Te fez feliz? Escolha então o motivo mais significativo para cada pessoa ou grupo de pessoas.

Vamos ver um exemplo de dedicatória:

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, pela saúde, fé e perseverança que tem me dado. A Fulana, minha fiel companheira na hora da tribulação. A meus filhos , Fulano e Beltrano, pelo reconhecimento à minha profissão, os quais têm desejado em um futuro próximo fazer educação, sabendo dos desafios do educador no contexto atual. A meus pais, a quem honro pelo esforço com o qual mantiveram seis filhos na escola pública, permitindo-lhes condições de galgar êxito na sociedade letrada. A meus amigos pelo incentivo a busca de novos conhecimentos, a todos os professores e professoras que muito contribuíram para a minha formação, dos quais tenho boas lembranças e à professora mestra, senhora Fulana de tal, pela sabedoria e dedicação com a qual supervisionou o Estágio, levando em consideração os problemas que fazem parte do contexto de seus alunos, sendo sensível às diversas situações entraves que lhes foram apresentadas. (Fonte: Shvoong.com)

Apesar de ser um texto opcional, a dedicatória é o momento em que você diz para alguns o quanto eles foram importantes e com certeza os deixaram muito orgulhosos. Não importa a maneira com que você escreve, pode ser formal, coloquial ou qualquer outro tipo de linguagem, o importante é expressar seus sentimentos.

Recomendado para você
Cursos

Cursos de Qualificação Gratuito em Vitória

Cursos

Curso de Instalador de Ar Condicionado: Como aprender de verdade

Cursos

Curso de Gramática Imparh: Saiba como se inscrever

Cursos

TCC na Área de Marketing: 5 dicas valiosas

Comentários
  1. tainara disse:

    mais o menos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *