Menu

Serviços

Atualizado em 24 de fevereiro de 2011, às 21:00 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Fazer Uma Declaração De Residência

como fazer uma declaração de residência Como Fazer Uma Declaração De Residência

A declaração de residência é um documento que gera muitas dúvidas na hora de ser elaborado e requer burocracia para tornar as informações dispostas consistentes. Todo cuidado é pouco na hora de declarar um imóvel, o proprietário precisa ficar atento ao conteúdo do documento e garantir a integridade do seu patrimônio.

Muitas pessoas desconhecem como fazer uma declaração de residência e acabam contratando um profissional especializado para esse serviço. Ao seguir um modelo já pronto o indivíduo provavelmente terá mais facilidade para montar o seu documento oficial e colocar as informações escritas de maneira formal, correta, compreensível.

A declaração de residência tem como finalidade certificar que o imóvel pertence ao indivíduo, por isso a sua elaboração é tão importante. O documento é o meio de o proprietário provar que possui casa própria e não vive a mercê das parcelas de aluguel. Quanto mais completa for a declaração, mais consistente ela parecerá aos olhos dos profissionais que avaliam esse tipo de documentação.

Quem está com dúvidas sobre como fazer uma declaração de residência deve conferir um modelo e seguir a risca o formato do mesmo para garantir e autenticidade do documento. No conteúdo da declaração é necessário que existam informações sobre nome, nacionalidade, estado civil, profissão, CPF, RG e endereço do imóvel. Lembre-se de não incluir excesso de dados ou dispensar informações importantes para declarar o imóvel da forma correta.

A comprovação de residência é algo feito para diferentes fins e por isso o documento de declaração é tão importante e útil para as atividades do proprietário de imóvel. Depois de montar o conteúdo em linguagem formal, com todos os dados dispostos e assinatura ao término da declaração, cabe ao proprietário do imóvel procurar um cartório para autenticar.

Depois de fazer a declaração para comprovar residência pela primeira vez, torna-se muito mais fácil montar outro documento com essa finalidade e fazer várias vias para apresentá-las quando solicitadas.

Confira a seguir um modelo de declaração de residência básico:

Eu, (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), declaro para os devidos fins que tenho residência e domicílio à (informar endereço), na cidade de (informar cidade e estado).

Por ser a expressão da verdade, firmo o presente para efeitos legais.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)

(nome completo)

Testemunhas (duas assinaturas)

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.