Menu

Educação

Atualizado em 3 de novembro de 2011, às 15:00 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Como fazer uma conclusão de trabalho TCC

A organização e a querencia são as palavras que regem um bom Trabalho de Conclusão de Curso.

300947 tcc Como fazer uma conclusão de trabalho TCC

Após anos de faculdade chegou a hora de elaborar o trabalho de conclusão de curso, que deve ser baseado em um embasamento teórico exemplar, além de seguir os padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que determinam espaçamento, fonte, e outras regras fundamentais para que o trabalho fique organizado, facilitando assim a correção dos itens avaliados pelos docentes.

A primeira coisa a se definir em um Trabalho de Conclusão de Curso é o tema. Veja qual as possibilidades de tema e modalidade de trabalho que sua faculdade disponibiliza. Após isso, crie um texto que justifique a escolha, acrescente no texto citações de autores que expressem aquilo que você quer transmitir em seu trabalho.

Toda pesquisa tem um objetivo, por isso, deixe claro qual é o objetivo do seu TCC. Explicitação dos aspectos a serem investigados e analisados na pesquisa, bem como sua finalidade em termos de contribuição técnica, científica e social, devem constar no trabalho. A metodologia dos métodos para que a pesquisa seja concretizada dever estar clara no texto.

Elabore uma lista bibliográfica que contenha obras referentes aos pressupostos teóricos do tema (livros, revistas científicas, periódicos, etc…). Esta bibliografia deve ser apresentada de acordo com as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. A identificação das obras de referência e as de caráter específico é muito importante. O aluno deverá fazer o fichamento bibliográfico sob a forma de resumo, extraindo do texto apenas as ideias principais e relacionadas ao tema, de todas as obras apresentadas como referências bibliográficas.

Estrutura da apresentação do trabalho

Alguns cursos e universidades realizam banca de avaliação aberta, ou seja, os alunos apresentam os projetos diante dos docentes que os avaliam e ainda, diante dos olhos de familiares, amigos e demais convidados. Para que a apresentação seja um sucesso é preciso seguir uma sequência que expresse as ideias do projeto claramente, tanto no trabalho teórico quanto na apresentação aos docentes. Veja abaixo como o trabalho deve ser estruturado:

Introdução: a introdução não deve parafrasear ou repetir o resumo. Caracteriza-se, o problema de pesquisa e o seu objeto; detalham-se os objetivos do trabalho e as hipóteses iniciais. Em seguida, devem ser expostas as justificativas e razões para elaboração do trabalho, dando ênfase à relevância do tema proposto.

Referencial teórico e metodológico: neste item são mostradas e comentadas as referências bibliográficas que oferecem a sustentação conceitual/operacional do tema. Não se trata de um rol de citações. O autor (aluno) deve construir uma moldura conceitual do tema, fazendo a ligação entre a bibliografia pesquisada e o problema que está sendo estudado. Após caracterizar o objeto e sujeitos de pesquisa, deve-se descrever e justificar a abordagem metodológica da pesquisa, assim como as técnicas e instrumentos a serem utilizados.

Desenvolvimento: apresentação e apreciação dos dados da pesquisa propriamente dita, estabelecendo relações nítidas entre o objeto do trabalho e o referencial teórico utilizado para análise dos dados. É importante desenvolver a explicação defendendo a escolha do tema e os motivos que levaram o trabalhar a trilhar determinados caminhos até ser concretizado.

Análise dos resultados: Ressaltar as evidências que esclareçam cada questão levantada através de análise quantitativa ou qualitativa das informações e dados obtidos. Em face dos dados levantados, testar as hipóteses formuladas. Evidenciar os resultados em atenção aos objetivos propostos. Com apoio do referencial teórico consultado, dar significado aos resultados obtidos.

Considerações Finais: após retomar, sinteticamente, o problema e os aspectos analisados no desenvolvimento do trabalho, ressaltar as possíveis conclusões/considerações possibilitadas pelo processo de investigação. Recomendar, sempre que possível, práticas para implementação (intervenção) a partir dos resultados conseguidos. Caso conveniente, sugerir pesquisas adicionais.

Bibliografia: trata-se de parte essencial do trabalho. Não devem ser referenciadas fontes bibliográficas que não foram citadas no texto. Caso haja conveniência de referenciar material bibliográfico sem alusão no texto, isto deve ser feito em sequência à bibliografia, sob o título “Bibliografia”.