Menu

Brasil

Atualizado em 4 de março de 2010, às 18:14 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Fazer Uma Boa Redação

como fazer uma boa redação Como Fazer Uma Boa Redação

Produzir um texto não é uma tarefa fácil, é necessário ter habilidade com a escrita para conseguir organizar as idéias. Transpor pensamentos em palavras costuma ser um desafio para muitas pessoas, afinal, possuem um léxico limitado ou não conseguem seguir uma estrutura na hora de escrever.

A redação é um dos conteúdos mais avaliados em vestibulares e concursos, através dela se conhece um pouco sobre a postura de cada candidato, seu potencial para argumentar e o domínio sobre a língua portuguesa. Escrever não é simplesmente uma questão de talento ou inspiração, a pessoa deve ter as técnicas em mente para conseguir desenvolver um bom texto. A redação para vestibular, por exemplo, exige o domínio das estruturas básicas, onde é proposto um tema através de textos ou imagens.

Dois elementos são fundamentais para uma redação, são eles coerência e coesão. O primeiro se refere a sintonia das idéias, o texto precisa ser um todo de sentido e os parágrafos devem explanar a mesma idéia central. O segundo elemento entrelaça as partes do texto, sem que isso exija a repetição de um mesmo termo.

Nos processos seletivos que pedem produção textual, a redação segue a estrutura de uma dissertação. Produzir texto dissertativo requer um amplo conhecimento sobre o tema proposto e um esquema estrutural para organizar a sua escrita. Basicamente a redação deverá obedecer a seguinte estrutura:

1. Introdução: exposição do tema central.

2. Desenvolvimento: pode ser composto por dois parágrafos, onde serão trabalhados os argumentos para chegar as causas e conseqüências do tema proposto. Conhecimentos de mundo são fundamentais para acrescentar conteúdo ao seu texto.

3. Conclusão: trata-se do fechamento do texto, depois de expor pontos de vistas diferentes e debater uma idéia nos parágrafos anteriores, nessa ultima parte do texto pode-se defender uma posição, reafirmar o tema e concluir com uma observação final.

Seguindo a estrutura de uma dissertação, você criará um texto de qualidade com apenas quatro parágrafos. É importante trabalhar com as causas e conseqüências do tema, assim o indivíduo autor da redação faz uma análise completa do assunto. Além de conhecer a estruturação, também é importante respeitar as regras gramaticais, conjugando os verbos corretamente e evitando os erros ortográficos. As técnicas de produção de texto devem ser seguidas a risca para que sua escrita se torne clara e coerente.

Você não terá uma “receita de bolo” para fazer a sua redação, seguir o esquema dissertativo é apenas uma forma de não se perder no momento da escrita. O indivíduo que redige o texto precisa ter o seu estilo para trabalhar com argumentos da redação e sustentar as idéias que tornam a produção textual abrangente.

Na hora de escrever, use a língua formal, evite o emprego de gírias, não fuja do tema proposto e não utilize ditos populares. Tenha o hábito de ler jornais, revistas, livros e se mantenha informado sobre os acontecimentos. Lembre-se: Um bom escritor é antes de tudo um bom leitor.