Menu

Saúde

Atualizado em 30 de maio de 2011, às 15:32 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como fazer uma alimentação equilibrada

Um dos maiores desafios do nosso dia a dia é ter uma alimentação saudável. Com toda a correria que envolve o cotidiano moderno, com o trabalho e as tarefas de casa para serem realizadas, cada vez mais as famílias estão se alimentando mal. Isso é muito prejudicial já que, em muitos casos, uma alimentação equilibrada pode ajudar a evitar inúmeras doenças além de fornecer a energia que precisamos para encarar nossas atividades diárias.

alimentação equilibrada 234x300 Como fazer uma alimentação equilibrada

Realizar uma alimentação equilibrada não é tarefa difícil, mas exige que você faça algumas escolhas, principalmente na hora de fazer as compras do mês: evite os alimentos prontos e congelados, eles costumam possuir altos valores de sódio e poucos nutrientes, além de possuir muitas calorias. As frutas, verduras e os legumes são essenciais em qualquer alimentação equilibrada. Eles devem ser comprados todas as semanas para estarem sempre frescos e bons para o consumo. Planeje a alimentação da sua família durante a semana e faça suas escolhas. As carnes também são fundamentais para uma alimentação equilibrada. Se você é vegetariano deve procurar outras formas de não ter deficiências nutricionais, principalmente as que dizem respeito as proteínas de origem animal. Mas não exagere: carne em excesso pode ser prejudicial para a sua saúde. As massas também não apresentam muitos nutrientes, não faça delas a base principal de suas refeições na maior parte dos dias. A combinação tipicamente brasileira de arroz e feijão é capaz de fornecer boa parte das fibras, do ferro, dos carboidratos e muitos outros nutrientes que uma pessoa precisa diariamente. Conheça as tabelas nutricionais dos alimentos que você consome.

alimentação saudável 300x200 Como fazer uma alimentação equilibrada

A refeição mais importante do dia é o café da manhã. Acorde um pouco mais cedo e reserve tempo para ele. Um café da manhã com pães, frutas, iogurtes e cereais pode fazer uma diferença muito grande na sua dieta. Entre o café da manhã e o almoço, quando começar a sentir um pouco de fome, coma uma fruta: é importante comer alguma coisa entre as refeições mas evite os produtos industrializados. Na hora do almoço escolha alimentos saudáveis, consuma arroz e feijão, uma porção de vegetais e legumes e outra de carne. Prefira cozidos e grelhados, coma frituras com muita moderação e não todos os dias. Inclua peixes na sua rotina. Evite a ingestão de líquidos durante a refeição e, após, escolha sucos que ajudem o sistema digestivo. Não consuma leite ou derivados logo após as refeições, isso pode prejudicar a absorção de ferro! Espere pelo menos uma hora para tomar um sorvete de massa, assim você não sabota a sua alimentação e seu organismo terá realmente absorvido os nutrientes que precisa e poderá aproveitar melhor o cálcio que vem do leite e de seus derivados.  Da mesma forma, fique atento a outras combinações alimentares que devem ser evitadas. Entre o almoço e o jantar faça uma pausa para o café da tarde. Uma barra de cereais ou uma fruta farão muito bem na sua rotina alimentar. A janta deve ser uma refeição mais leve, para não sobrecarregar o sistema digestivo durante o seu sono. Uma sopa, um macarrão ou um lanche podem ser adotados, mas nada impede que você faça uma refeição parecida com o almoço. Se você tem o costume de jantar cedo e dormir tarde, caso sinta fome novamente antes de dormir, opte por um chá com torradas ou outra alternativa bem leve, que possa ser digerida facilmente.

pirâmide alimentar Como fazer uma alimentação equilibrada

Com algumas mudanças na rotina alimentar é possível ter uma dieta saudável e equilibrada, que ajuda a manter o peso ideal e evita inúmeras doenças.

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.