Menu

Notícias

Atualizado em 19 de junho de 2011, às 0:40 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como Fazer um Memorando, Dicas de Textos

Memorando 1 300x275 Como Fazer um Memorando, Dicas de Textos

Você sabe o que é um memorando? Muitas vezes vemos algumas empresas passar algumas notícias, avisos dentro de um setor, ou até mesmo de uma empresa, então este aviso por escrito de caráter interno e administrativo, uma vez que estabelece a comunicação entre as unidades, departamentos ou setores de uma mesma empresa, instituição, órgão, isto é denominado de memorando.

Este documento tem como finalidade complementar uma correspondência anteriormente enviada, por exemplo, as empresas enviam algum aviso, mas alguns dias depois querem acrescentar alguma nova informação sobre um assunto que já exposto, então se faz um memorando, além de também servir para expor novos projetos e novas idéias, e também apresentar novas diretrizes que departamentos, os setores ou até a empresa toda deve seguir.

Memorando 2 300x246 Como Fazer um Memorando, Dicas de Textos

Enfim, memorando serve para comunicar alguma noticia para uma empresa.
É qualquer maneira fácil e rápida de difundir informação. Assim, ela desempenha um papel importante em cada local de trabalho. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.

Memorando 3 214x300 Como Fazer um Memorando, Dicas de Textos

É uma carta de tramitação rápida, simples e eficaz, sem se ligar a complicações iminentes. O envio pode ser efetivado na própria folha do memorando de modo sucinto, o que consente rapidez e transparência no curso das resoluções adotadas.

Quanto à estrutura, as dicas de como fazer um memorando deve ter identificação por número, data, vocativo, assunto, texto objetivo e claro, despedida e a assinatura, acompanhada do cargo que se atribui ao remetente do referido documento. Lembrando que a linguagem é formal.

Veja um modelo de um memorando:
MEMORANDO

Memorando nº (informar) Em, (dia) de (mês) de (ano).
Ao Senhor (indicar o nome e/ou cargo):
Assunto: Aquisição de Equipamentos de Informática.
Nos termos do plano de estratégia estabelecido na reunião mensal de julho deste ano, solicitamos a Vossa Senhoria a tomada de orçamentos para aquisição de equipamentos dos novos equipamentos de informática para o departamento de Recursos Humanos.

As especificações deverão ser obtidas junto a departamento de informática, e os orçamentos deverão ser apresentados na próxima reunião que ocorrerá no próximo dia 28 para deliberação.

Atenciosamente,

(assinatura)
(nome completo)
(cargo)

Agora fica mais fácil você saber como fazer um memorando para sua empresa. Vamos lá! É sempre bom tornar a filosofia e objetivos da sua empresa de conhecimento geral de todos. Isso combate alguns tipos de informações destorcidas e a conhecida conversa de corredor que geralmente só levam a informações destorcidas sobre dados oficiais da empresa. Tenha um texto bem conciso e esclarecedor para que seu memorando seja informativo ao m[aximo.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.