Como fazer um currículo atualizado – 2012

PUBLICIDADE
Um currículo desatualizado pode fazer com que você perca boas oportunidades (Foto: Divulgação)

Manter o seu currículo atualizado é essencial mesmo para quem não está procurando um emprego novo, isso porque uma boa oportunidade pode aparecer quando você menos espera, e ter que atualizar os seus dados as pressas lhe induz ao erro, o que pode fazer com que aquela chance de ouro seja literalmente jogada na lata do lixo. O ideal é estar sempre com o currículo preenchido com as suas informações atuais, em um pen drive, ou até mesmo impresso e armazenado em um local de fácil acesso, como por exemplo, sua pasta de trabalho.

O seu cartão de visita é o currículo (Foto: Divulgação)

Agora, se você está à procura de uma colocação no mercado de trabalho, estar com o currículo bem redigido e com um texto que condiz com a sua situação atual chega a ser uma obrigação. Para lhe ajudar a não fazer feio e ficar um bom tempo atrás de um emprego, sem obter sucesso por conta de detalhes mal interpretados em seu “cartão de visitas”, onde os máximos de dados sobre o seu perfil profissional devem estar detalhados de maneira clara e sucinta, separamos algumas dicas fundamentais:

 

PUBLICIDADE
Tenha o currículo sempre ao seu alcance, pronto para ser entregue (Foto: Divulgação)
  1. Estruture o seu currículo: Coloque seu nome completo destacado. Logo abaixo detalhe seus dados pessoais, como por exemplo, estado civil, endereço residencial, e-mail e telefone de contato com DDD. Agora redija os seguintes campos: Objetivo Profissional (deixe claro a área que deseja atuar); Resumo Profissional (síntese de suas competências e habilidades) e Histórico Profissional (comece com o nome da empresa; o período em que atuou nela; seus cargos e as funções desempenhadas. Sempre do mais recente para o primeiro emprego da sua vida); Informações acadêmicas (seu grau de escolaridade); Idiomas e Atividades Extracurriculares, como trabalho voluntário.
  2. Revisão ortográfica e gramatical: Com todos os dados descritos de maneira concisa, chegou a hora de revisar o texto. Para evitar erros de digitação, ou pior, erros graves de português, use a ferramenta do Word que permite uma breve revisão. Depois, leia atentamente todos os dados, pois, com algumas mudanças recentes na regra ortográfica pode ser que o seu computador não esteja atualizado. Se houver dúvidas busque informações na internet, em sites confiáveis e em dicionários.
  3. Confira antes de enviar ou entregar o currículo: Mesmo depois de todo o processo de atualização, antes de encaminhar um e-mail com os seus dados, ou antes de entregá-lo impresso, leia atentamente, veja se a configuração do item está padronizada, se não faltou nenhuma informação, e em casos de distribuição de currículos impresso, preze pela conservação do papel, que não pode estar sujo ou amassado.

 Seguindo essas dicas além do seu currículo estar atualizado você terá um documento sempre em mãos para não perder as oportunidades que a vida lhe proporciona.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.