Como Fazer um Currículo Atualizado 2010

PUBLICIDADE
como-fazer-um-curriculo-atualizado-2010

Como Fazer um Bom Currículo? Todos sabemos que um dos maiores dilemas das pessoas que procuram um emprego é vivido na hora de começar a montar o currículo, pois para maior parte das pessoas, o currículo é o cartão de visita dentro da empresa e, dele, depende o sucesso de conseguir a tão sonhada entrevista de trabalho.

Montar um currículo não é tão simples quanto pode parecer, pois existem várias regras e padrões que devem ser seguidos para que o documento chame a atenção da empresa, não deve ser nem tão simples e nem exagerados.

Dicas Para Fazer um Bom Currículo

Para um currículo vitae pronto, (para empresas) não existe segredos, e sim existe um técnica. Uma boa dica sobre como preparar um modelo de currículo perfeito para aquela vaga que você tanto sonha. Primeiro tente identificar os pontos fortes da pessoa ideal para o cargo (empresa), sob o ponto de vista do contratante, pois somente preparando um modelo de currículo planejado para uma vaga na empresa específica, utilizando o ponto de vista da empresa, fazendo isso você já estará com meio caminho andado.

PUBLICIDADE

Atenção! Em geral, você deve evitar utilizar o mesmo modelo de currículo para toda e qualquer vaga. Quem faz tudo acaba não fazendo nada corretamente, e isso fica claro em um modelo de currículo genérico. Então deixe isso para os 90% que vão ser descartados no início do processo de seleção. Lembre-se para o contratante você é no primeiro momento daquilo que seu currículo apresenta.

Dicas: seja sucintos, claros, objetivos, mas completo nas informações relevantes. Cuide bem da forma gráfica do currículo. Na hora de fazer seu currículo sua maior preocupação deve ser emdescrever todas as atividades que você executaria normalmente em seu emprego normal, não esqueça de citar no seu currículo detalhes irrelevantes devem ser evitados. Ninguém está interessado onde você concluiu o primário.

Currículos com fotos: a grande dica é – a foto só deve ser colocada se a empresa pedir. A foto tem que ser sóbria, mostrar seriedade, como se fosse uma 3×4 para documento. Isso evitará que o contratante faça um pré-julgamento por causa da fotografia. Veja abaixo as características básicas para um bom currículo:

  • No máximo duas ou três páginas;
  • Variam de acordo com a extensão da experiência do candidato ou da necessidade de inclusão de itens técnicos, por exemplo;
  • Na primeira página um cabeçalho contendo: nome do candidato (em destaque); endereço para contato; dados pessoais (idade, estado civil, número de filhos, nacionalidade etc. (a decisão pela inclusão de um ou de outro item varia de acordo com o candidato e as características de seu mercado de trabalho));
  • Objetivo profissional;
  • Descrição de experiência profissional;
  • De acordo com o candidato, pode ser feita: cronologicamente a partir do último emprego, por cargos, por empresas sem datas, privilegiando a formação, a experiência técnica ou gerencial etc;
  • Formação;
  • Dados sobre a escolaridade superior, cursos de especialização, pós-graduação, especiais, técnicos etc. (também aqui a escolha das informações a serem incluídas varia de acordo com o candidato);

Modelo de Currículo Planejado

Vamos lá, obter conhecimentos de línguas, de computadores, viagens, características especiais etc. Ainda que siga esta forma básica, cada currículo deve ter um resultado especial. Então elabore seu currículo tendo em mente seu objetivo e procure colocar as informações por ordem de importância.

Informe primeiro lugar suas realizações e conquistas, atividades mais significativas e mais diretamente relacionadas com o cargo desejado, depois coloque as informações acessórias que podem ser úteis. Continue assim.

Você mesmo pode optar por um currículo cronológico, estes currículos tem tipos diferentes de letras que serve para deixar evidente as empresas (cada) o que for mais importante. Não procure esgotar as informações, tente escrever o suficiente para informar e despertar o interesse.

PUBLICIDADE

Tenha sempre preferência se for possível, por dados quantitativos. Imprima valor qualitativo usando expressões positivas em relação à empresa, com efeito. Faça tudo tendo em vista o objetivo de direcionar seu currículo para o objetivo profissional que você planejou inicialmente. Siga as dicas que você vai se dar bem!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.