Menu

Serviços

Atualizado em 25 de agosto de 2012, às 8:09 por Jose
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Como fazer requerimento, modelos

Usado para o envio de solicitações a autoridades do serviço público, o requerimento é uma ferramenta que permite o exercício da cidadania. Abaixo, você saber mais sobre este documento.

Em algumas situações, é necessário recorrer ao formalismo de um documento para se ter uma solicitação atendida. Por isso, é importante conhecer as técnicas de redação utilizadas em requerimentos, já que tal instrumento lhe pode ser muito útil no futuro.

506608 Como fazer requerimento modelos Como fazer requerimento, modelosO requerimento é usado para fazer solicitações a autoridades do serviço público.

Caso não saiba, o requerimento é um documento através do qual são feitas solicitações a autoridades do serviço público. Trata-se de uma ferramenta que permite o exercício da cidadania, pois qualquer pessoa, organização ou empresa, desde que devidamente identificada, pode enviar seus pedidos e defender seus interesses.

O abaixo-assinado, por exemplo, é um requerimento de caráter coletivo. A diferença está no espaçamento, que, por causa das muitas assinaturas, é menor, não seguindo, portanto, o formato do modelo padrão. Vale lembrar que você jamais deve assinar um abaixo-assinado sem que o texto esteja devidamente preenchido. Muitas pessoas assinam papéis em branco, assumindo o risco de cair em golpes e armadilhas.

Saiba como organizar um abaixo-assinado.

506608 Como fazer requerimento modelos1 Como fazer requerimento, modelosO requerimento possui um formato específico, podendo ser datilografado ou manuscrito.

Hoje, com a internet, as repartições públicas fornecem modelos de requerimentos e formulários prontos para serem preenchidos, o que é muito mais prático. Entretanto, vale destacar que este documento não precisa ser datilografado, ou seja, você também pode redigi-lo a mão, desde que atenda às suas normas de confecção.

Como fazer um requerimento

506608 Como fazer requerimento modelos2 Como fazer requerimento, modelosModelo de requerimento.

Um requerimento deve ter o vocativo, com o nome, o cargo e a instituição onde a pessoa solicitada atua e, após um espaçamento de dez linhas, o texto com os dados (nome, RG, endereço, entre outros) e o pedido do requerente. Ao final, ele também deve trazer a cidade e a data em que a carta foi escrita e assinatura das pessoas envolvidas na solicitação.

Abaixo, separamos um modelo de requerimento para você poder tirar as suas dúvidas. Confira!

Veja também: Como fazer um memorando, dicas de textos.

Modelo de requerimento
Exmo. Sr. (nome e cargo da pessoa)

(Espaçamento de dez linhas)

Texto com os dados do requerente e a solicitação.
Ex: Empresa (nome), localizada na rua (endereço), inscrita no C.G.C. (número) e inscrição estadual (número), vem requerer a Vossa Excelência… (pedido).

(Espaçamento de três linhas)

Cidade, data.

(Espaçamento de três linhas)

Assinatura.

Na internet você pode encontrar outros modelos de requerimento.