Menu

Culinária

Atualizado em 9 de junho de 2011, às 18:40
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Como Fazer Quentão com Vinho

Como Fazer Quentão com Vinho Como Fazer Quentão com Vinho

Quentão é uma bebida típica de festa Junina. São diferentes receitas, desde as mais simples até as mais complexas e sofisticadas. Você encontra deliciosas misturas e os mais variados ingredientes. O quentão é extremamente indicado em festas juninas, mesmo por que é uma bebida quente em uma temperatura super baixa, como o próprio nome sugere, a festa Junina acontece no mês de junho, onde estamos em pleno outono-inverno.

É nessa época que em algumas regiões do país as temperaturas caem com força total. Por isso bebidas quentes são muito bem vindas, esquentando um pouco o corpo. O quentão é uma bebida com um pequeno teor alcoólico. O quentão tradicional é feito com cachaça. Dependendo da quantidade inserida, até as crianças podem experimentar. Apesar de quem em algumas festas, agora estão sendo servidas também bebidas não alcoólicas e quentes, como o chocolate quente.

quentao1 Como Fazer Quentão com Vinho

O quentão de vinho é uma variação do quentão e também pode ser classificado como uma mistura entre o vinho quente e o quentão, duas bebidas tipicamente presentes em festas juninas. O vinho quente é mais adocicado e é feito com maçãs, deixando a bebida ainda mais suave. Para quem não gosta de bebida com muito álcool, o quentão de vinho é mais indicado do que o tradicional, mesmo por que o vinho é um pouco mais fraco do que o quentão. Você pode preparar ambas as bebidas em casa ou então em uma grande festa junina. O que varia são as medidas. Em casa você pode fazer um pouco menos. Em uma grande festa junina é preciso se preparar com mais ingredientes. As medidas são as mesmas, respeitando as proporções.

quentao2 Como Fazer Quentão com Vinho

Muitas pessoas estão pesquisando sobre como preparar quentão com vinho, mas na verdade essa é uma receita super simples, mais simples até do que o quentão tradicional. Os ingredientes são fáceis de encontrar e o modo de preparo também é bem simples. Entre as dicas para fazer quentão com vinho, você pode acrescentar à água a casca de dois limões, ou de uma laranja ou, ainda, raspas de gengibre (uma colher de chá). Se você encontrar aquela canela em pau de primeira linha, pode usar menos paus.

A seguir confira uma receita de quentão com vinho bem simples e deliciosa. O tempo de preparo varia em torno de 30 minutos, o que pode ser um pouco mais ou um pouco menos dependendo também do fogão utilizado. A bebida deve ser servida ainda bem quente.

Ingredientes:

chantilly

canela em pó

modo de preparo

1 pedaço de casca de laranja

1 pedaço de canela em pau

6 cravos da índia

1/2 garrafa de água

2 garrafas de vinho tinto

2 xícaras de açúcar (+/-)

30g de gengibre

Modo de Preparo:

Colocar o vinho numa panela e deixar ferver. Quando estiver em ebulição, flambar para fazer a queimada. Acrescentar o açúcar, o gengibre, a casca de laranja, a canela e o cravo. Adicionar a água lentamente (ir provando) e deixar ferver. Deve ser servido em copos térmicos para manter o calor. Para servir, coloque uma colher de chantilly no copo, acrescente o quentão e salpique canela em pó.